Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Webmail > Céu da semana > O Céu da Semana - 13/Março
Início do conteúdo da página

 

Céu sobre São José dos Campos em 13/03/2018 - 20h30(Horário de Brasília)
[Planisfério gerado no software Cartes du Ciel v4.0]

 

Resta pouca dúvida de que o pôr do Sol seja um dos mais belos e fascinantes espetáculos proporcionados pelos céus, especialmente quando o astro principal é seguido por coadjuvantes de luxo.

Vênus e Mercúrio abrilhantam os fins de tarde durante toda a semana. Olhe na direção do horizonte Oeste imediatamente após o pôr do Sol. À medida que a luz do Sol se extingue é possível ver os planetas interiores mergulhando em direção ao horizonte. Com órbitas internas à órbita da Terra, Vênus e Mercúrio jamais se afastam do Sol e são visíveis apenas no horizonte Oeste ao anoitecer, ou no horizonte Leste ao amanhecer.

A observação de Mercúrio é particularmente desafiadora, mas durante a semana o planeta atingirá a elongação máxima (a posição de maior separação entre o planeta e o Sol, quando visto da Terra), a condição mais favorável para sua visualização.

 

Horizonte Oeste no pôr do Sol de 13/03/2018  [Gerado no software Stellarium]

 

Para além do Sistema Solar, a expectativa de tempo bom em São José dos Campos e a ausência da Lua na noite desta Terça  abre caminho para explorarmos tesouros ocultos no céu profundo.

Algumas destas jóias são visíveis a olho nu e estão distribuídas ao longo de uma faixa estreita que cruza o céu de horizonte a horizonte compreendendo, entre outras, as constelações de Órion, Cão Maior, Carina e Cruzeiro do Sul. Esta faixa define o plano de nossa galáxia, a Via Láctea, e é onde percebemos -mesmo a olho nu- uma maior concentração de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares.

Muitos destes exuberantes objetos, mesmo quando perceptíveis a olho nu, como a nebulosa NGC 3372 envolvendo a estrela Eta Carinae, só se revelam completamente através das oculares dos telescópios.

Nebulosa NGC 3372 na região da estrela Eta Carinae 
[imagem:Gilberto Jardineiro/Astroclube Cunha]

Eta Carinae é uma estrela peculiar. Com massa 100 vezes maior que o Sol e com registros históricos de grande variação em seu brilho (por volta de 1830 chegou a ser uma das estrelas mais brilhantes do céu austral) pode estar às vésperas de se tornar uma supernova. Embora "estar às vésperas"  possa significar ainda alguns milhões de anos.

A constelação de Órion também traz uma deslumbrante visão: a grande nebulosa M42, localizada a apenas 1500 anos-luz de distância é a região de formação estelar mais próxima da Terra.

M42 - Grande Nebulosa de Órion
[imagem: Eduardo Freitas Duarte - NOA - Núcleo de Observação Astronômica]

O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.

Fim do conteúdo da página