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Desde 2004 o IAE tem usado o veículo experimental não-tripulado “Acauã” para demonstrar em voo novas tecnologias de guiamento e controle para veículos autônomos. Estes veículos se caracterizam por não possuírem tripulação a bordo, sendo que todo o controle e gerenciamento da missão são feitos a partir de uma estação de solo, que se conecta ao avião através de uma conexão de dados via rádio.

 

No primeiro grande projeto envolvendo a plataforma de voo Acauã, denominado Projeto VANT-SNC (Sistema de Navegação e Controle), foi desenvolvido um sistema de voo completamente automático, capaz de fazer o avião voar através de referências geográficas enviadas do solo pelo piloto que gerencia a missão. O projeto, coordenado pelo IAE, teve também a participação de órgãos do Ministério da Defesa e foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Este primeiro projeto foi concluído com sucesso, em junho de 2010, após a realização de 59 voos de ensaio na área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

 

Com o sucesso do projeto VANT-SNC, foi desenvolvido o segundo grande projeto com a plataforma de voo Acauã, denominado DPA-VANT (Decolagem e Pousos Automáticos). Utilizando o sistema de voo autônomo previamente desenvolvido, foi possível realizar o taxiamento, decolagem e pouso totalmente autônomos, apenas com a supervisão externa de um piloto na estação de solo. O projeto foi concluído com sucesso em junho de 2014.

 

A plataforma de voo Acauã também serve como modelo para a pesquisa aplicada de novos sistemas de controle de aeronaves, que atendam aos desafios da aviação nas próximas décadas. Os novos métodos e arquiteturas têm sido apresentados e submetidos em importantes Fóruns internacionais e Revistas de relevância, como é o caso do AIAA – Instituto Norte-Americano de Aeronáutica e Astronáutica.

 

 

 
 

Plataforma de voo Acauã em voo teste.
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