Descrição
Alvos aéreos são utilizados durante o desenvolvimento de mísseis e são classificados quanto à capacidade de controle (manobráveis ou não manobráveis) e quanto ao tipo de detecção do míssil (radar, infravermelho ou laser).
Os alvos aéreos manobráveis são essenciais nos ensaios finais de desenvolvimento dos mísseis para possibilitar a avaliação operacional completa do míssil. No entanto, estes alvos possuem custos elevados, não justificáveis nas fases iniciais do desenvolvimento. Neste contexto, a avaliação preliminar dos requisitos a ser realizada em um cenário menos crítico pode ser realizada com a utilização de alvos não manobráveis.
O Projeto Alvo Aéreo E-1 possibilitará avaliar o status operacional de mísseis com guiamento IR ou IIR da Força Aérea Brasileira, podendo também atender mísseis similares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
Objetivo
Desenvolver um alvo aéreo não manobrável que visa apoiar ensaios de desenvolvimento ou missões de avaliação de desempenho de mísseis do tipo infravermelho.
Resultados
O Projeto do Alvo Aéreo E-1 foi concluído em fevereiro de 2022. Aproveitando-se a campanha Avaliação Operacional (AVAOP) de mísseis da FAB, Foi realizado o ensaio em voo do Alvo Aéreo E-1 com todos os sistemas do funcionando como esperado. Dessa forma verificou-se o funcionamento do sistema em ambiente operacional, caracterizando um nível de maturidade tecnológica (TRL) igual a 7.
Gerente
Cap Eng Guilherme Felipe Reis Duarte
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(12) 3947-4757
Status
Ativo
Protótipo do Alvo Aéreo E-1