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Este projeto teve como objetivo desenvolver um propulsor líquido que utilizasse querosene e oxigênio líquido e que fosse capaz de substituir o propulsor sólido do quarto estágio do VLS-1. Como consequência da maior eficiência energética da propulsão líquida, seria possível aumentar a massa satelitizável do VLS-1 de uma maneira mais precisa. O empuxo nominal do L5 é de 5kN.

Em dezembro de 2011, a Divisão de Propulsão Espacial do IAE realizou com sucesso os ensaios de qualificação em solo do motor L5, concluindo uma importante etapa para a capacitação do IAE no desenvolvimento da tecnologia de propulsão líquida. Ao longo dos ensaios foram realizadas medidas de empuxo, vazão, pressão e temperatura em diferentes pontos das linhas de alimentação dos propelentes, bem como no próprio motor (cabeçote de injeção, câmara de combustão e tubeira). O tempo de cada ensaio variou entre 40 e 120 segundos. O desempenho do Motor L5 foi conforme esperado, para as condições atmosféricas (em solo), estimando-se que os parâmetros propulsivos estejam próximos daqueles previstos em projeto para o voo.

 



Motor L5

Ensaio do motor L5

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