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TITÂNIO

 

O projeto Titânio buscou o desenvolvimento de tecnologia para produção de ligas de titânio para aplicações aeroespaciais em elevadas temperaturas. O domínio dessa tecnologia é um dos desafios da metalurgia brasileira em função da complexidade da elaboração desse material e de sua importância para o setor aeroespacial. O IAE é o principal centro de referência em pesquisa sobre titânio no Brasil. Durante as décadas de 60 e 70, desenvolveu tecnologia pioneira para a produção de titânio metálico (única experiência de sucesso em escala piloto da América Latina) e desde então tem mantido forte linha de pesquisa na obtenção de ligas de titânio.

 

 As ligas de titânio apresentam massa e rigidez específicas superiores às ligas metálicas convencionais. O titânio pode substituir o alumínio quando a temperatura de trabalho excede a 250 ºC sob carregamento. As ligas tradicionais de titânio, como a Ti-6Al-4V podem suportar temperaturas de até 350 ºC sob carga e são usadas em sistemas de propulsão a ar e compressores de alta e baixa pressão de turbinas a gás. Acima dessa temperatura, o aço e superligas à base de níquel são alternativas, mas esses materiais apresentam massa específica de aproximadamente 1,7 vezes a do Ti. As ligas gama-titânio-aluminídeo como, por exemplo, a de composição Ti-48Al-2Cr-2Nb, são capazes de atender aos requisitos de uma reentrada atmosférica de veículos espaciais sob condições deterioradas e ao aquecimento de aeronaves submetidas a elevadas velocidades, podendo suportar temperaturas superiores a 850 ºC por longos períodos de tempo.

 

O projeto foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e teve como produtos, o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de lingotes por fusão a arco e por indução e de tratamentos térmicos para a homogeneização da microestrutura e obtenção das fases apropriadas, visando a obtenção de lingotes das ligas Ti-6Al-4V, Ti-6Al-2Sn-4Zr-2Mo e Ti-48Al-2Cr-2Nb com excelente desempenho mecânico em altas temperaturas.

 


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