Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Webmail > Céu da semana > O Céu da Semana - 20/Março
Início do conteúdo da página

 

Céu sobre São José dos Campos em 20/03/2018 - 20h30(Horário de Brasília)
[Planisfério gerado no software Cartes du Ciel v4.0]

 

O pôr do Sol desta Terça (20/03) é particularmente especial. Não somente pela ilustre companhia de Vênus e de uma delgada Lua (com apenas 12% de sua face visível iluminada) mas também por marcar o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul (Equinócio de Primavera para os habitantes do Hemisfério Norte).

 

Horizonte Oeste no pôr do Sol de 20/03/2018 [Gerado no software Stellarium]

 

É neste ponto da órbita terrestre que vemos o Sol extamente na intersecção do plano do equador terrestre com a eclíptica (plano da órbita da Terra em torno do Sol). De hoje até o dia 21 de Junho veremos o Sol se deslocar em direção ao Norte até atingir seu afastamento máximo de 23°, marcando o Solstício de Inverno (Solstício de Verão, no Hemisfério Norte). Em seguida, veremos o movimento na direção inversa, com um novo Equinócio no dia 22 de Setembro e atingindo 23° ao sul do Equador Celeste no Solstício de Verão em 21 de dezembro.

Esta variação no traçado do movimento diurno aparente do Sol é consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra com relação ao plano da órbita (Eclíptica) e é a causa das estações do ano.

 

Posição do Sol ao meio-dia em São José dos Campos nos equinócios de primavera e outono e nos solstícios de verão e de inverno. [Gerado no software Stellarium]

 Após o cair da noite é hora de dirigir os olhares para regiões muito além do Sistema Solar, onde fascinantes objetos povoam o céu profundo. Estrelas duplas, aglomerados abertos, nbulosas e aglomerados globulares são particularmente abundantes ao longo da faixa da Via Láctea que atravessa as constelações do Centauro, Cruzeiro do Sul, Carina (Quilha) e Vela.

Muitos destes exuberantes objetos, mesmo quando perceptíveis a olho nu, como a nebulosa NGC 3372 envolvendo a estrela Eta Carinae, só se revelam completamente através das oculares dos telescópios.

Nebulosa NGC 3372 na região da estrela Eta Carinae
[imagem:Gilberto Jardineiro/Astroclube Cunha]

Eta Carinae é uma estrela peculiar. Com massa 100 vezes maior que o Sol e com registros históricos de grande variação em seu brilho (por volta de 1830 chegou a ser uma das estrelas mais brilhantes do céu austral) pode estar às vésperas de se tornar uma supernova. Embora "estar às vésperas" possa significar ainda alguns milhões de anos.

Além de Eta Carinae, o mapa abaixo mostra a localização de vários objetos visíveis na sessão de observação desta Terça.

Região da Via Láctea cruzando as constelações Centauro, Cruzeiro do Sul, Carina e Vela.

O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.

Fim do conteúdo da página