O Motor Foguete a Propelente Líquido L25 (MFPL L25) é um projeto inovador que visa desenvolver um protótipo de voo de um motor foguete a propelente líquido, com 25kN de empuxo no vácuo. Utilizando o par propelente oxigênio líquido e etanol, este projeto é essencial para a aplicação em estágios superiores de veículos lançadores. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) atua como a "DesignAuthority", focando em superar desafios tecnológicos e consolidar o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil.
A conclusão do projeto MFPL L25 trará avanços tecnológicos significativos para o Brasil entre as quais:
- Precisão de Inserção em Órbita: Melhorará a precisão de inserção em órbita em comparação com a propulsão sólida, permitindo o desligamento e religamento do motor e uma reentrada controlada do último estágio.
- Ganho Tecnológico: Consolidará o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil, capacitando a indústria nacional e especialistas para processos críticos de fabricação e ensaios.
- Vantagens do Uso do Etanol: O uso do etanol como combustível oferece diversas vantagens, incluindo menor custo, maior segurança operacional e menor impacto ambiental. O Brasil é pioneiro na utilização de etanol em motores foguetes, destacando-se no cenário internacional.
- Competitividade Internacional: Posicionará o Brasil entre os poucos paises do mundo que possuem a tecnologia de motores foguetes a propulsão líquida, aumentando a competitividade do país no cenário espacial global.
- Inovação e Desenvolvimento: Estimulará a inovação no setor produtivo e na sociedade, capacitando empresas e pessoas, além de incentivar a participação de universidades e instituições de pesquisa.
Dentro dos avanços já alcançados tem-se:
- Manufatura e o recebimento do modelo de desenvolvimento da bomba de oxidante que também usa um dispositivo de balanceamento do conjunto rotativo;
- Ensaio de sobrevelocidade (spin test) do grupo rotativo da bomba de oxidante;
- Desenvolvimento de câmaras de empuxo de motores foguete a propelente líquido;
- Processo de brasagem da câmara de empuxo;
- Revisão doprojeto da nova bomba de combustível;
- Modelamento CAD de componentescomponentes como: a câmara, o mancal e bomba criogênicos;
- Recebimento da primeira etapa do contrato do motor elétrico e inversor;
- Adequações da infraestrutura do Banco de Ensaios 20 kN;
- Aquisição do Forno de Brasagem.
Figura - Conjunto rotativo da bomba de oxidante montado na caixa de rolamentos.
Figura - Ensaio dos injetores.
Figura - Forno que será adquirido para o projeto Motor L25.