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O Motor Foguete a Propelente Líquido L25 (MFPL L25) é um projeto inovador que visa desenvolver um protótipo de voo de um motor foguete a propelente líquido, com 25kN de empuxo no vácuo. Utilizando o par propelente oxigênio líquido e etanol, este projeto é essencial para a aplicação em estágios superiores de veículos lançadores. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) atua como a "DesignAuthority", focando em superar desafios tecnológicos e consolidar o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil.

A conclusão do projeto MFPL L25 trará avanços tecnológicos significativos para o Brasil entre as quais:

  • Precisão de Inserção em Órbita: Melhorará a precisão de inserção em órbita em comparação com a propulsão sólida, permitindo o desligamento e religamento do motor e uma reentrada controlada do último estágio.
  • Ganho Tecnológico: Consolidará o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil, capacitando a indústria nacional e especialistas para processos críticos de fabricação e ensaios.
  • Vantagens do Uso do Etanol: O uso do etanol como combustível oferece diversas vantagens, incluindo menor custo, maior segurança operacional e menor impacto ambiental. O Brasil é pioneiro na utilização de etanol em motores foguetes, destacando-se no cenário internacional.
  • Competitividade Internacional: Posicionará o Brasil entre os poucos paises do mundo que possuem a tecnologia de motores foguetes a propulsão líquida, aumentando a competitividade do país no cenário espacial global.
  • Inovação e Desenvolvimento: Estimulará a inovação no setor produtivo e na sociedade, capacitando empresas e pessoas, além de incentivar a participação de universidades e instituições de pesquisa.

Dentro dos avanços já alcançados tem-se:

  • Manufatura e o recebimento do modelo de desenvolvimento da bomba de oxidante que também usa um dispositivo de balanceamento do conjunto rotativo;
  • Ensaio de sobrevelocidade (spin test) do grupo rotativo da bomba de oxidante;
  • Desenvolvimento de câmaras de empuxo de motores foguete a propelente líquido;
  • Processo de brasagem da câmara de empuxo;
  • Revisão doprojeto da nova bomba de combustível;
  • Modelamento CAD de componentescomponentes como: a câmara, o mancal e bomba criogênicos;
  • Recebimento da primeira etapa do contrato do motor elétrico e inversor;
  • Adequações da infraestrutura do Banco de Ensaios 20 kN;
  • Aquisição do Forno de Brasagem.

 

conjunto rotativo bomba de exidante

Figura - Conjunto rotativo da bomba de oxidante montado na caixa de rolamentos.

ensaio injetores

Figura - Ensaio dos injetores.

 

forno projeto motor l25

Figura - Forno que será adquirido para o projeto Motor L25.

 

 

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