Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Militar do IAE participa de mesa redonda em Simpósio virtual “Women in Space” da Força Espacial Americana
Início do conteúdo da página

woman in space

No dia 16 de setembro aconteceu o Simpósio virtual “Women in Space”, com o tema Growing Female Leaders of Tomorrow”. Durante o evento foram realizadas diversas palestras de militares e servidores civis da Força Espacial Americana, no intuito de envolver os participantes em discussões significativas sobre as tendências emergentes da missão espacial e seu impacto na preparação e cultura da Força.

WIS Flyer 2021 v2 1

A Major Engenheira Cristiane Maria de Moraes Pagliuco, chefe da Divisão de Propulsão (APR), do efetivo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou da mesa redonda intitulada “International Female Space Professionals”, representando o Brasil, juntamente com representantes da Colômbia, Uruguai, Peru e Chile. Foram feitasas seguintes perguntas às participantes: “Como cultivar um ambiente onde todos os indivíduos se sintam capacitados para o sucesso, independente do seu gênero?”, “Quais são os maiores obstáculos para o estabelecimento de parcerias internacionais de sucesso na área espacial?” e “Quais são os caminhos que a comunidade espacial internacional deve seguir para aumentar a diversidade entre seus profissionais no futuro?”.

WIS Speaker Info 16 Sep 2021 Final 3

As perguntas endereçadas às participantes e as palestras do simpósio tiveram como objetivo responder as questões: “Como líderes podem criar ambientes de trabalho nos quais suas equipes diversificadas possam prosperar e sentir que contribuem para a missão de sua organização?” e “Como a sub-representação de mulheres e minorias dentro das Forças afeta como alguém pode ver seu próprio potencial para se tornar um líder no futuro?”.

O ponto alto do evento foi a palestra da Tenente-General Nina Armagno, primeira oficial general feminina da Força Espacial Americana, cujo tema da apresentação foi o tema do evento “Growing Female Leaders of Tomorrow”. A Força Espacial Americana procurou, com este simpósio, ampliar as discussões que têm ocorrido ao redor do mundo a respeito de inclusão de mulheres e minorias na área espacial, no intuito de capacitar seu efetivo a promover mudanças em suas comunidades e garantir cultura de inclusão, aproveitando o talento e diversidade da nação em busca de vantagem estratégica.

Fim do conteúdo da página