Júpiter encontra-se nesta Terça-Feira 08/05/2018 na condição mais favorável para sua observação: com a Terra cruzando a linha que une o planeta ao Sol temos a configuração conhecida como Oposição. É na oposição que a distância da Terra ao planeta é mínima - o que no caso de Júpiter corresponde a 4,4 Unidades Astronômicas (1 Unidade Astronômica equivale à distância média da Terra ao Sol: aproximadamente 150 milhões de quilômetros) .
A Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade de dimensões maiores que a própria Terra estará voltada em nossa direção e poderá ser identificada por olhos mais atenciosos. O movimento de Io, o satélite mais próximo de Júpiter é evidente durante a noite. Completando uma órbita em torno de Júpiter a cada 1,7 dias, é possível em poucas horas perceber seu movimento em torno do Gigante Gasoso.
A carta abaixo mostra uma das regiões mais ricas do Céu Austral: a porção da Via Láctea na direção das constelações do Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina e Vela. Estrelas duplas, aglomerados abertos, nebulosas e o maior aglomerado globular conhecido - Omega Centauri - povoam esta região. Um verdadeiro zoológico exibindo toda a diversidade da fauna galática.
O brilho da Lua somado à poluição luminosa pode ofuscar as nebulosas mais difusas, mas o esplendor de Omega Centauri e de dezenas de aglomerados abertos - como o exuberante NGC 4755 "A Caixinha de Jóias" ou do menos popular, mas igualmente impressionante NGC 2516 - permanece visível e fascinante nas oculares dos telescópios.
O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Visitas devem ser agendadas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.