O Observatório Astronômico do IAE abre nesta terça 29/05 sob o intenso brilho da Lua Cheia, que surge no céu escoltada por Júpiter (a oeste) e Saturno (a leste).
Lua - Com 99% de sua face visível iluminada e brilhando com magnitude -12,5 (uma diferença de 1 magnitude representa uma diferenca de brilho em uma razão de 2,5:1. Com Júpiter apresentando uma magnitude -2,5 nesta terça, a diferença de brilho entre a Lua e Júpiter será de 10 magnitudes, ou seja: nosso satélite aparecerá 9500 vezes mais brilhante que o Gigante Gasoso.)
Na Lua Cheia, além do brilho intenso que dificulta a observação de objetos difusos como nebulosas e galáxias, temos dificuldade para perceber o relevo lunar. Com a Lua luminada frontalmente pelo Sol, não há sombras projetadas que evidenciem a profundidade de crateras e vales ou a altura das cadeias de montanhas. Por outro lado, torna-se evidente a diferença de coloração entre as regiões escuras dos "Mares" recobertos por basalto e a as regiões craterizadas mais brilhantes. Estruturas de crateras raiadas como Tycho e Copernicus também são mais evidentes na Lua Cheia.
Júpiter e suas quatro maiores luas - os satélites Galileanos - talvez não rivalizem em brilho com a Lua, mas não são nem um pouco menos impressionantes. O movimento de Io, o satélite mais próximo de Júpiter é evidente durante a noite. Completando uma órbita em torno de Júpiter a cada 1,7 dias, é possível em poucas horas perceber seu movimento em torno do Gigante Gasoso.
A carta abaixo mostra uma das regiões mais ricas do Céu Austral: a porção da Via Láctea na direção das constelações do Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina e Vela. Estrelas duplas, aglomerados abertos, nebulosas e o maior aglomerado globular conhecido - Omega Centauri - povoam esta região. Um verdadeiro zoológico exibindo toda a diversidade da fauna galática.
O brilho da Lua somado à poluição luminosa pode ofuscar as nebulosas mais difusas, mas o esplendor de Omega Centauri e de dezenas de aglomerados abertos - como o exuberante NGC 4755 "A Caixinha de Jóias" ou do menos popular, mas igualmente impressionante NGC 2516 - permanece visível e fascinante nas oculares dos telescópios.
O Observatório Astronômico do IAE/DCTA abre ao público às terças-feiras, das 19h30 às 21h30.
As sessões de observação acontecem somente em caso de bom tempo. A programação semanal é disponibilizada no link http://www.iae.cta.br/index.php/ceu-da-semana.
Visitas de grupos com mais de dez integrantes ou escolas devem ser agendadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (12) 3947-5246 ou (12) 3947-5244, com até 5 dias úteis de antecedência.
O Observatório não dispõe de lanchonete ou cantina.
Não esqueça o agasalho! A temperatura prevista para a noite desta Terça chega perto dos 10°C. O Observatório localiza-se em uma área aberta onde os ventos são mais intensos e a sensação térmica é perceptivelmente mais baixa.