Nosso colaborador Gilberto Jardineiro, do Astro Clube Cunha, registrou no dia 17/06/2017 o cometa C/2015 V2 Johnson. O cometa Johnson atingiu o periélio - sua maior aproximação com o Sol - no dia 12/06, mas numa posição desfavorável para observadores na Terra. O cometa encontra-se em oposição (diametralmente oposto à posição do Sol, quando observado da Terra) e caso haja uma cauda, esta se encontra oculta por trás do cometa. A magnitude estimada do astro é 6.5, insuficiente para torná-lo visível a olho nu, mas é possível que haja um aumento de brilho nas próximas semanas e que uma cauda se revele.
A imagem acima, é uma composição de 9 imagens com exposições individuais de 4min30s, empilhadas e processadas mantendo o cometa num ponto fixo. As estrelas aparecem como uma sucessão de pontos.
A segunda imagem (abaixo) foi processada mantendo fixas as estrelas e evidenciando o deslocamento do cometa através das sucessivas exposições. Além das estrelas, é possível visualizar ao menos 4 galáxias no campo, identificadas na última imagem (em negativo).