A noite de 20 para 21 de Junho marca a chegada do inverno ao Hemisfério Sul. Para observadores em São José dos Campos, o Sol se põe às 17h26 e nasce às 06h44 do dia 21/06, fazendo desta a noite mais longa do ano, estendendo-se por 13h18min. Infelizmente toda essa escuridão não poderá ser aproveitada ao telescópio se os prognósticos meteorológicos se confirmarem: há previsão de nebulosidade e chuva para a noite desta Terça.
Sobre as nuvens, o céu de inverno encerra belezas que privilegiam os habitantes do Hemisfério Sul. Muitas de suas mais exuberantes jóias astronômicas, apesar de observáveis a olho nu, são invisíveis de latitudes setentrionais e só foram descobertas pelos astrônomos europeus durante as grandes navegações a partir do século XVI. Eram desconhecidos dos europeus os grandes aglomerados globulares nas constelações de Tucano e Centauro, as Nuvens de Magalhães (duas galáxias satélites de nossa Via Láctea) e muitos outros objetos que são atração em nosso programa de observações. A previsão de chuva pode inviabilizar a observação nesta Terça, mas estes objetos permanecem acessíveis pelas próximas semanas, além dos planetas Júpiter e Saturno que seguem como protagonistas por boa parte do segundo semestre.
O Observatório Astronômico abre todas as Terças das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (12) 3947-4468.