Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IAE apoia a Polícia Federal em ensaio de funcionamento de armamentos
Início do conteúdo da página

IAE PF LETB 14

Durante a semana de 13 a 17 de setembro, integrantes da Diretoria de Logística da Polícia Federal estiveram novamente no IAE para concluir trabalhos que foram iniciados no mês de março utilizando a estrutura do Laboratório de Ensaios em Túnel Balístico (AIE-LETB) e conhecimento e expertise do encarregado do Laboratório, SO BMB Reinaldo da Costa Machado e o 1S BMB Thiago Mendes Nery, em conjunto com um técnico do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), Eduardo Salles da Silva Mineiro.

IAE PF LETB 02IAE PF LETB 04 1


Em um primeiro contato, os profissionais conheceram o AIE-LETB e suas especificidades, onde foram narradas além das diversas possibilidades de ensaios balísticos, também algumas experiências relevantes, as quais nortearam os ensaios e as demandas desta segunda visita de parceria entre as Instituições.

IAE PF LETB 09

IAE PF LETB 10

Neste momento, a visita teve como principal foco ensaiar disparos sequenciais automatizados para avaliação de funcionamento de armamentos (Pistola Glock), utilizada pela Polícia Federal. O IFI apoiou ainda com um profissional para avaliar também quais os ensaios mais adequados para o material testado no Túnel Balístico.

IAE PF RUPTURA 11IAE PF RUPTURA 12



A Chefe do Serviço de Controle da Logística Policial e Perita Criminal, Rejane Pinheiro de Carvalho Haltenburg, destaca que “a realização do primeiro ensaio do dispositivo foi um grande marco para sinalizar a viabilidade de testes com acionamento automático e remoto de disparos em pistola 9mm”. A perita afirmou que “a partir do primeiro ensaio podemos avançar de 2.000 disparos para quantidades além. O resultado do exame com partículas magnéticas assegurou que o dispositivo não causou nenhum prejuízo estrutural à pistola”.

IAE 1808 1

E ressaltou ainda a importância da parceria entre o IAE, IFI e Polícia Federal, “agora é só seguir adiante, mantendo o elo de colaboração instituído entre as instituições que nos permitiu obter mais conhecimento técnico do armamento utilizado pela Policia Federal”. Destacou ainda a competência técnica do IAE e IFI em suas atividades ao citar que "as atividades realizadas no IAE atingiram o grau de eficiência máxima. E não menos importante que isso, ainda foi fundamental o conhecimento e habilidades científicas que presenciamos junto ao IAE e ao IFI, assim como a oportunidade de conhecermos profissionais civis e militares que não mediram esforços no tratamento fidalgo e fraternal conosco".

Confira o vídeo do ensaio, feito pelo AIE-LRIM, clicando AQUI

Fonte/imagens: IAE, por GAB-SCS / IAE, por AIE-LRIM  e GAB-SCS.

Fim do conteúdo da página