Este laboratório tem como finalidade principal ensaiar trens de pouso, rodas, sistemas de freios e pneus para a indústria aeronáutica brasileira. A versatilidade dos equipamentos permite aplicações em uma grande variedade de outros produtos da indústria nacional, como exemplo a indústria automobilística.
Os tipos de ensaio executados no laboratório e suas principais características são:
Ensaio de rolagem em roda
Simula os esforços dinâmicos (fadiga) em cubos de roda durante a utilização no taxiamento de uma aeronave ou no deslocamento de um veículo. O equipamento utilizado é composto de um volante que gira a uma velocidade constante, e o conjunto a ser ensaiado (roda e pneu) é montado num cabeçote ajustável e pressionado ao volante com uma carga previamente definida.
As principais características do equipamento são:
- Carga máxima (radial) de 122625 N
- Velocidade constante de 36,7 m/s
- Rotação constante do volante 30 rpm
- Diâmetro máximo do pneu a ser ensaiado de 1,4 m
Ensaio estático em rodas
Simula os esforços estáticos agentes na roda durante o estacionamento e curvas no solo de uma aeronave. O equipamento utilizado é basicamente uma prensa constituída de uma base rígida com um suporte para a fixação do conjunto roda e pneu e um carro móvel que se desloca entre duas colunas, sendo capaz de aplicar carga no sentido vertical (radial) e horizontal (lateral) sobre o conjunto ensaiado.
As principais características do equipamento são:
- Carga máxima radial de 196200 N
- Carga máxima lateral de 156960 N
- Deslocamento radial total de 0,6 m
- Deslocamento lateral total de 0,4 m
- Diâmetro máximo do pneu de 1 m
Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas
Simula os esforços agentes no freio e na roda durante as frenagens de uma aeronave. O equipamento utilizado é composto de um conjunto de aplicação de carga constituído de um carro ajustável com um atuador hidráulico que aciona um cabeçote basculante, onde é acoplada uma ponta de eixo em balanço para se montar o conjunto a ser ensaiado.
Possui também um conjunto rotativo constituído por um eixo, volante e discos de inércia, acionados por um motor de corrente contínua que permite variar a velocidade do ensaio.
As principais características do equipamento são:
- Carga máxima de 66708 N
- Torque máximo de frenagem de 13665 N.m
- Velocidade máxima de 98,9 m/s
- Diâmetro máximo do pneu de 1,25 m
Ensaio de queda livre de trens de pouso
Tem por finalidade simular os esforços agentes em trens de pouso e em suas fixações durante operações de aterrissagem de aeronaves.
O equipamento de queda livre é composto de duas colunas verticais com guias, pelas quais desliza o carro onde é fixado o conjunto trem de pouso.
A queda livre do corpo de prova (trem de pouso) pode ser realizada com as seguintes configurações:
- - Queda sobre volante rotativo, com medição de esforços nas fixações do trem de pouso.
- - Queda sobre mesa dinamométrica com pré-rotação da roda e medições simultâneas de esforços nas fixações do trem de pouso e nos transdutores de carga da mesa.
- - Queda sobre superfície rígida (solo), com medições de esforços nas fixações e a pressão nas câmaras do trem de pouso.
As máximas reações admissíveis são:
- Vertical 490500 N
- Longitudinal 392400 N
- Lateral 98100 N
- Sustentação 122625 N
Na execução de um ensaio de queda livre são adquiridos os seguintes dados:
- Cargas no solo (vertical, horizontal e lateral)
- Cargas na fixação do trem (vertical, horizontal e lateral)
- Deslocamento do carro
- Velocidade de rotação da roda e do volante
- Força de sustentação
- Velocidade de queda
- Pressão do amortecedor e do pneu
- Deslocamento do amortecedor
- Deflexão do pneu
- Tensões no corpo de prova
Ensaio de estouro de pneus e de rodas
Simula os esforços agentes em rodas quando estas são submetidas a um aumento de pressão no pneu. O ensaio é executado em um fosso para garantir a segurança dos envolvidos, quando ocorrer o estouro do pneu ou da roda.
O equipamento utilizado neste ensaio é composto de uma bomba hidráulica com capacidade de 690 bar de pressão e vazão de 100 l/h, e utiliza água para amenizar o impacto de um eventual estouro do pneu ou da roda.