- Detalhes
O Motor Foguete a Propelente Líquido L25 (MFPL L25) é um projeto inovador que visa desenvolver um protótipo de voo de um motor foguete a propelente líquido, com 25kN de empuxo no vácuo. Utilizando o par propelente oxigênio líquido e etanol, este projeto é essencial para a aplicação em estágios superiores de veículos lançadores. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) atua como a "DesignAuthority", focando em superar desafios tecnológicos e consolidar o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil.
A conclusão do projeto MFPL L25 trará avanços tecnológicos significativos para o Brasil entre as quais:
- Precisão de Inserção em Órbita: Melhorará a precisão de inserção em órbita em comparação com a propulsão sólida, permitindo o desligamento e religamento do motor e uma reentrada controlada do último estágio.
- Ganho Tecnológico: Consolidará o conhecimento da tecnologia de propulsão líquida no Brasil, capacitando a indústria nacional e especialistas para processos críticos de fabricação e ensaios.
- Vantagens do Uso do Etanol: O uso do etanol como combustível oferece diversas vantagens, incluindo menor custo, maior segurança operacional e menor impacto ambiental. O Brasil é pioneiro na utilização de etanol em motores foguetes, destacando-se no cenário internacional.
- Competitividade Internacional: Posicionará o Brasil entre os poucos paises do mundo que possuem a tecnologia de motores foguetes a propulsão líquida, aumentando a competitividade do país no cenário espacial global.
- Inovação e Desenvolvimento: Estimulará a inovação no setor produtivo e na sociedade, capacitando empresas e pessoas, além de incentivar a participação de universidades e instituições de pesquisa.
Dentro dos avanços já alcançados tem-se:
- Manufatura e o recebimento do modelo de desenvolvimento da bomba de oxidante que também usa um dispositivo de balanceamento do conjunto rotativo;
- Ensaio de sobrevelocidade (spin test) do grupo rotativo da bomba de oxidante;
- Desenvolvimento de câmaras de empuxo de motores foguete a propelente líquido;
- Processo de brasagem da câmara de empuxo;
- Revisão doprojeto da nova bomba de combustível;
- Modelamento CAD de componentescomponentes como: a câmara, o mancal e bomba criogênicos;
- Recebimento da primeira etapa do contrato do motor elétrico e inversor;
- Adequações da infraestrutura do Banco de Ensaios 20 kN;
- Aquisição do Forno de Brasagem.
Figura - Conjunto rotativo da bomba de oxidante montado na caixa de rolamentos.
Figura - Ensaio dos injetores.
Figura - Forno que será adquirido para o projeto Motor L25.
- Detalhes
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO DCTA
Em 2017, o Observatório Astronômico do DCTA foi novamente reformado. O prédio das salas de aula passou por manutenção estrutural, ganhou novos ares-condicionados e computadores. Já a cúpula do telescópio principal foi completamente reformada.
Observatório Astronômico do IAE após a reforma de 2017
[imagem: Fábio Silveira/IAE ]
Além da reforma estrutural, o observatório ganhou uma série de materiais educativos que hoje servem de atração para os visitantes.
Monitores com vídeos explicativos Modelo de Sistema Solar
[imagens: Elias Lobo/IAE]
São oferecidas explicações e palestras que contemplam tanto astronomia, como astronáutica e engenharia aeroespacial.
Salas de aula onde são ministradas palestras
[imagens: Elias Lobo/IAE ]
O observatório do DCTA abre ao público todas as Terças* das 19h00 às 22h00. Para mais informações veja o link Como visitar.
* Com exceção de feriados e do mês de Janeiro, quando o Observatório está de férias.
Fonte:
Santos, P. M., Uma retrospectiva de 50 anos da Astronomia Observacional no Brasil (1952-2002), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, São Paulo, 2018.
- Detalhes
DCTA recebe a visita de comitiva da Turquia
No dia 22 de maio de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita de uma comitiva da Turquia composta por 8 pessoas.
Os membros da comitiva Turca foram recepcionados pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, que apresentou as principais capacidades e projetos do Instituto e destacou que o IAE tem uma longa tradição de parcerias com empresas e instituições, nacionais e internacionais, visando projetos que sejam de interesse mútuo.
“O IAE pauta-se, em suas parcerias, pela transparência nas relações e pela honestidade de propósitos, buscando objetivos e realizações que sejam benéficas para ambas as partes. Com a Turquia, o IAE acredita que exista uma vasta gama de iniciativas e projetos aeroespaciais e de defesa que poderiam ser desenvolvidos de forma conjunta, com benefícios mútuos”, enfatizou o Brigadeiro Casarino.
Em seguida, foi apresentada uma palestra relativa a projetos e realizações da empresa Turca ROKETSAN, com foco na área de espaço.
No período da tarde, o grupo conheceu, in loco, alguns projetos estratégicos do IAE, criando oportunidades de discussão de assuntos técnicos e levantamento de possibilidades de cooperação mútua entre os dois países.
Para o Senhor Hacı Ömer KARAKUZU, Diretor de Sistemas Estratégicos e Sistemas Espaciais da empresa governamental turca, conhecer o DCTA, principalmente o trabalhado desenvolvido pelo IAE no setor aeroespacial foi de grande valia e de uma experiência enriquecedora para o aumento da cultura do setor aeroespacial brasileiro.
“A Turquia, assim como o Brasil, é um país comprometido com a paz e defesa de seu território nacional e busca obter a capacidade autônoma de desenvolver, lançar e operar veículos lançadores de satélites, utilizando somente tecnologia turca. Nesse sentido, a Turquia já obteve avanços significativos em diversas tecnologias críticas de sistemas espaciais e vê com grande interesse uma possível parceria estratégica com o Brasil, que beneficiasse ambos os países”, disse o Senhor Hacı Ömer.
Fonte: IAE, por SO Glaucio
Foto: IAE, por Tec. Ângelo
- Detalhes
Descrição
O desenvolvimento da tecnologia de moldagem por injeção de metais em ligas de titânio contribuirá para produção de peças impossíveis de serem obtidas por outro processo de fabricação, com aplicação em engrenagens de motores de turbina sujeitas a altas temperaturas (até 450°C) e em bicos injetores dos motores foguete a propulsão líquida.
Objetivo
Produção de peças e componentes com geometrias complexas e próximas ao formato final (near-net-shape) da liga Ti-35Nb pela técnica de moldagem por injeção de metais (MIM) a partir da fabricação e utilização de pós elementares hidrogenados visando aplicações no setor aeroespacial.
Gerente
Vinicius Andre Rodrigues Henriques
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(12) 3947-6427
Status
Ativo
Moldagem por injeção de metais (MIM) em ligas de titânio
- Detalhes
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO DCTA
Em 2017, o Observatório Astronômico do DCTA foi novamente reformado. O prédio das salas de aula passou por manutenção estrutural, ganhou novos ares-condicionados e computadores. Já a cúpula do telescópio principal foi completamente reformada.
Observatório Astronômico do IAE após a reforma de 2017
[imagem: Fábio Silveira/IAE ]
Além da reforma estrutural, o observatório ganhou uma série de materiais educativos que hoje servem de atração para os visitantes.
Monitores com vídeos explicativos Modelo de Sistema Solar
[imagens: Elias Lobo/IAE]
São oferecidas explicações e palestras que contemplam tanto astronomia, como astronáutica e engenharia aeroespacial.
Salas de aula onde são ministradas palestras
[imagens: Elias Lobo/IAE ]
O observatório do DCTA abre ao público todas as Terças* das 19h00 às 22h00. Para mais informações veja o link Como visitar.
* Com exceção de feriados e do mês de Janeiro, quando o Observatório está de férias.
Fonte:
Santos, P. M., Uma retrospectiva de 50 anos da Astronomia Observacional no Brasil (1952-2002), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, São Paulo, 2018.
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DCTA recebe a visita de comitiva da Turquia
No dia 22 de maio de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita de uma comitiva da Turquia composta por 8 pessoas.
Os membros da comitiva Turca foram recepcionados pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, que apresentou as principais capacidades e projetos do Instituto e destacou que o IAE tem uma longa tradição de parcerias com empresas e instituições, nacionais e internacionais, visando projetos que sejam de interesse mútuo.
“O IAE pauta-se, em suas parcerias, pela transparência nas relações e pela honestidade de propósitos, buscando objetivos e realizações que sejam benéficas para ambas as partes. Com a Turquia, o IAE acredita que exista uma vasta gama de iniciativas e projetos aeroespaciais e de defesa que poderiam ser desenvolvidos de forma conjunta, com benefícios mútuos”, enfatizou o Brigadeiro Casarino.
Em seguida, foi apresentada uma palestra relativa a projetos e realizações da empresa Turca ROKETSAN, com foco na área de espaço.
No período da tarde, o grupo conheceu, in loco, alguns projetos estratégicos do IAE, criando oportunidades de discussão de assuntos técnicos e levantamento de possibilidades de cooperação mútua entre os dois países.
Para o Senhor Hacı Ömer KARAKUZU, Diretor de Sistemas Estratégicos e Sistemas Espaciais da empresa governamental turca, conhecer o DCTA, principalmente o trabalhado desenvolvido pelo IAE no setor aeroespacial foi de grande valia e de uma experiência enriquecedora para o aumento da cultura do setor aeroespacial brasileiro.
“A Turquia, assim como o Brasil, é um país comprometido com a paz e defesa de seu território nacional e busca obter a capacidade autônoma de desenvolver, lançar e operar veículos lançadores de satélites, utilizando somente tecnologia turca. Nesse sentido, a Turquia já obteve avanços significativos em diversas tecnologias críticas de sistemas espaciais e vê com grande interesse uma possível parceria estratégica com o Brasil, que beneficiasse ambos os países”, disse o Senhor Hacı Ömer.
Fonte: IAE, por SO Glaucio
Foto: IAE, por Tec. Ângelo
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Descrição
A determinação da velocidade de veículos aéreos é essencial para o sucesso do objetivo a que se destinam, porém, esse parâmetro pode ser detectado erroneamente devido a falhas nos dispositivos responsáveis por fornecê-los. Logo, o desenvolvimento de materiais e tecnologias que se proponham a atenuar ou resolver essa problemática representa um avanço tecnológico brasileiro, além de ser um dispositivo capaz de atender projetos estratégicos desenvolvidos no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de interesse do Comando da Aeronáutica, como o F-X (novo caça brasileiro), VLM (veículo lançador de microssatélites) e outros, e que indiretamente também podem ser importantes para outras áreas como a náutica, aviação civil, drones, smart-cars.
Objetivo
O objetivo do projeto é a obtenção de um sensor formado por material nanocompósito com características sensoriais eletroquímicas para sistemas de controle de navegação aeroespacial, à base de óxido de grafeno reduzido e tinta metaloporfirínica sensível à pressão. Esse sensor está sendo desenvolvido para atuar de maneira redundante aos sistemas existentes.
Gerente
Emerson Sarmento Gonçalves
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(12) 3947-6438
Status
Ativo
Formulações de tinta condutivas com Grafenos do IAE
Montagem da célula, sistema de calibração de pressão e medidas de Propriedades Elétricas do Sensor por Impedância
Sensores de Grafeno