Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > LABORATÓRIO TÚNEL TRANSÔNICO PILOTO – TTP
Início do conteúdo da página

O TTP (Túnel Transônico Piloto) foi é um túnel moderno e semi-industrial, com seção de testes de 25cm de altura por 30cm de largura, com paredes com fendas longitudinais, para ensaios na faixa de número de Mach de 0,2 a 1,3. O túnel tem circuito convencional fechado e é acionado por compressor axial de dois estágios até número de Mach 1,1 e, a partir daí, utiliza também sistema de injeção de massa de modo intermitente por 30 segundos. Controles automáticos de número de Mach, pressão de estagnação, temperatura de estagnação e umidade garantem variação do número de Mach (0,2 a 1,3) e número de Reynolds (40.000 a 400.000 para corda típica de 2,74cm).

O TTP é uma instalação piloto, adequada para ensaios com modelos com geometria simples (mísseis, veículos de sondagem, artefatos de defesa etc.) e também com modelos acadêmicos (desenvolvimento de perfis, pesquisa básica etc.). Os principais clientes são a FAB (ensaios de artefatos de defesa) e o IAE (ensaios dos veículos de sondagem, Sonda III, VS-30, VS-40).

A instalação vem sendo empregada na formação de recursos humanos em ensaios transônicos, dando apoio a atividades laboratoriais para alunos de graduação e de pós-graduação de diversas universidades e do IAE.

Vista externa do circuito do TTP
Ensaios aerodinamicos aeronauticos
Seção de ensaio aberta do TTP
Ensaios aerodinamicos automobilisticos

Modelo do Sonda III na seção de ensaio
Ensaios aerodinamicos de construcoes Civis
Visualização com método PSP
Ensaios aerodinamicos de artefatos Belicos

Equipamentos:

  • Sistema para ângulo de ataque de –12° a 22°.
  • Dispositivo CTS (“Captive Trajectory System”) para alijamento de carga.
  • Paredes instrumentadas para assinatura de pressão.
  • Sistema de aquisição de pressão com 80 canais.
  • Sistema de visualização com Tinta Sensível a Pressão (PSP "Pressure Sensitive Paint").
  • Sistema de visualização tipo Schlieren.
  • Três balanças internas (3 forças e 3 momentos) para diferentes faixas de esforços.
  • Dispositivo de fibra-quente com posicionador especial.

Faixa de medição:

  • Número de Mach de 0,2 a 1,3.
  • Pressão de estagnação: de 0,5 bar a 1,2 bar.
  • Temperatura de estagnação: ambiente até 40°C.
  • Umidade: até ponto de orvalho –15°C.
  • Forças aerodinâmicas: até 160 N.

Incerteza de medição :

  • Número de Mach ± 0,001.
  • Pressão de estagnação ± 0,001 bar.
  • Temperatura de estagnação ± 0,2 ºC.
  • Forças aerodinâmicas: ± 1,0%.
Fim do conteúdo da página