O TTP (Túnel Transônico Piloto) foi é um túnel moderno e semi-industrial, com seção de testes de 25cm de altura por 30cm de largura, com paredes com fendas longitudinais, para ensaios na faixa de número de Mach de 0,2 a 1,3. O túnel tem circuito convencional fechado e é acionado por compressor axial de dois estágios até número de Mach 1,1 e, a partir daí, utiliza também sistema de injeção de massa de modo intermitente por 30 segundos. Controles automáticos de número de Mach, pressão de estagnação, temperatura de estagnação e umidade garantem variação do número de Mach (0,2 a 1,3) e número de Reynolds (40.000 a 400.000 para corda típica de 2,74cm).
O TTP é uma instalação piloto, adequada para ensaios com modelos com geometria simples (mísseis, veículos de sondagem, artefatos de defesa etc.) e também com modelos acadêmicos (desenvolvimento de perfis, pesquisa básica etc.). Os principais clientes são a FAB (ensaios de artefatos de defesa) e o IAE (ensaios dos veículos de sondagem, Sonda III, VS-30, VS-40).
A instalação vem sendo empregada na formação de recursos humanos em ensaios transônicos, dando apoio a atividades laboratoriais para alunos de graduação e de pós-graduação de diversas universidades e do IAE.
Equipamentos:
- Sistema para ângulo de ataque de –12° a 22°.
- Dispositivo CTS (“Captive Trajectory System”) para alijamento de carga.
- Paredes instrumentadas para assinatura de pressão.
- Sistema de aquisição de pressão com 80 canais.
- Sistema de visualização com Tinta Sensível a Pressão (PSP "Pressure Sensitive Paint").
- Sistema de visualização tipo Schlieren.
- Três balanças internas (3 forças e 3 momentos) para diferentes faixas de esforços.
- Dispositivo de fibra-quente com posicionador especial.
Faixa de medição:
- Número de Mach de 0,2 a 1,3.
- Pressão de estagnação: de 0,5 bar a 1,2 bar.
- Temperatura de estagnação: ambiente até 40°C.
- Umidade: até ponto de orvalho –15°C.
- Forças aerodinâmicas: até 160 N.
Incerteza de medição :
- Número de Mach ± 0,001.
- Pressão de estagnação ± 0,001 bar.
- Temperatura de estagnação ± 0,2 ºC.
- Forças aerodinâmicas: ± 1,0%.