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Projeto Gerente Divisão Status até SET2016 Resumo
Motor foguete a propelente líquido de 75kN de empuxo – L75 Daniel Soares de Almeida APE Encerramento da Fase 1 até o fim do ano. 70% do projeto total concluído até o momento. O Motor L75, um Motor Foguete a Propelente Líquido para estágios superiores de veículos lançadores de satélites, usa o par propelente oxigênio líquido e etanol, pressurizados por turbobomba e será capaz de gerar 75 kN de empuxo no vácuo. O objetivo principal deste projeto é a capacitação de equipe técnica e empresas para projetar, fabricar e testar seus vários componentes. Os maiores desafios são o projeto, manufatura e teste da câmara de combustão, turbobomba, gerador de gás, válvulas e reguladores, sistema de controle e a integração destes sistemas complexos.
SISNAC – Sistema de Navegação e Controle Fausto de Oliveira Ramos ASE Projeto ainda em fase de abertura. SISNAC, ou Sistema Inercial de Navegação e Controle, é uma atividade de P&D destinada a: (i) aumentar a autonomia nacional na concepção e construção de sistemas de controle para veículos aeroespaciais originados do Programa Espacial Brasileiro, (ii) prover configurações padronizadas com base em características e restrições importantes a classes abrangentes de missão, (iii) reduzir a interferência no desenvolvimento dos demais sistemas embarcados e (iv) impulsionar o setor industrial nacional pela encomenda de componentes e serviços de alta tecnologia de forma persistente.
Investigação dos fatores de Influência no comportamento balístico de propelente sólido compósito Luciene Dias Villar AQI 48% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. O projeto tem como objetivo identificar os fatores de relevância estatística para caracterização balística de formulações de propelente sólido compósito. Para tanto, são estudados: sistemas de inibição de propelente para ensaios em Bomba Crawford; efeito simultâneo da temperatura e umidade relativa sobre a velocidade de queima e; efeito do teor de sólidos na combustão de propelente não curado. Os dois primeiros estudos referem-se à caracterização do propelente curado e o terceiro ao controle de qualidade de processo. Os estudos estão em andamento, com previsão de término em setembro de 2017.
Desenvolvimento de processo de infiltrações, por meio de polímeros de silicona, para produção de compósitos a base de C/SiC, para utilização em proteções de veículos de reentrada atmosférica (SARA) e veículos lançadores (VLM) Ronald Izidoro Reis AMR Encerramento até o fim do ano. 95% do projeto concluído.  
Estudo experimental da interferência aerodinâmica de antenas embarcadas na fuselagem de veículos aeroespaciais utilizando-se as técnicas de tintas sensíveis a pressão (PSP) e a temperatu-ra (TSP) Ana Cristina Avelar Batista de Jesus ACA Encerramento até o fim do ano. 96% do projeto concluído. Relatório final em fase de elaboração. O projeto visa o estudo de interferências aerodinâmicas causadas por dois tipos de antenas, ambas projetadas e produzidas na Divisão de Eletrônica (AEL) para aplicação junto à Rede Elétrica de Telemedidas, utilizando-se as técnicas de medidas globais de pressão e temperatura, Pressure Sensitive Paint (PSP) e Temperature Sensitive Paint (TSP). Este tipo de investigação nunca foi realizado, o que se deve provavelmente às dificuldades de simulação numérica e experimentais inerentes a este tipo de estudo. Entretanto, é muito importante que este estudo seja realizado no regime transônico, faixa de operação do TTP, pois muitos fenômenos complexos do escoamento ocorrem exatamente nesta região.

Apresentações de Palestrantes Externos

Projeto Gerente Divisão Status até SET2016 Resumo
Himilcon Carvalho Dir da Engenharia Visiona Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O projeto proporciona mecanismos de absorção e transferência de tecnologia para fortalecer a indústria espacial brasileira. Tem por objetivo prover cobertura de internet para 100% do território brasileiro através de meios seguros e soberanos para comunicações estratégicas e de defesa, adquirindo tecnologias espaciais críticas por meio de programas de transferência e de absorção de tecnologia.
Ricardo Vieira Pesq. Em Prop. Líq. INPE Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Cel Sala Gerente 14-X IEAv Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O presente trabalho constitui no projeto de um veículo demonstrador de tecnologia de combustão supersônica (ScramJet) denominado 14-X, um waverider, a ser testado no Laboratório Henry T. Nagamatsu, da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) e, como proposta, em condições reais com a plataforma VSB-30. Um waverider trata-se de um veículo de corpo aerodinâmico otimizado integrado ao sistema de propulsão, cujo envelope de vôo caracteriza-se por números de Mach super ou hipersônicos com cruzeiro a grandes altitudes; sendo bastante promissor como futuro veículo lançador reutilizável(ou estágio), e mesmo avião de transporte.
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