Projeto |
Gerente |
Divisão |
Status até SET2016 |
Resumo |
Motor foguete a propelente líquido de 75kN de empuxo – L75 |
Daniel Soares de Almeida |
APE |
Encerramento da Fase 1 até o fim do ano. 70% do projeto total concluído até o momento. |
O Motor L75, um Motor Foguete a Propelente Líquido para estágios superiores de veículos lançadores de satélites, usa o par propelente oxigênio líquido e etanol, pressurizados por turbobomba e será capaz de gerar 75 kN de empuxo no vácuo. O objetivo principal deste projeto é a capacitação de equipe técnica e empresas para projetar, fabricar e testar seus vários componentes. Os maiores desafios são o projeto, manufatura e teste da câmara de combustão, turbobomba, gerador de gás, válvulas e reguladores, sistema de controle e a integração destes sistemas complexos. |
SISNAC – Sistema de Navegação e Controle |
Fausto de Oliveira Ramos |
ASE |
Projeto ainda em fase de abertura. |
SISNAC, ou Sistema Inercial de Navegação e Controle, é uma atividade de P&D destinada a: (i) aumentar a autonomia nacional na concepção e construção de sistemas de controle para veículos aeroespaciais originados do Programa Espacial Brasileiro, (ii) prover configurações padronizadas com base em características e restrições importantes a classes abrangentes de missão, (iii) reduzir a interferência no desenvolvimento dos demais sistemas embarcados e (iv) impulsionar o setor industrial nacional pela encomenda de componentes e serviços de alta tecnologia de forma persistente. |
Investigação dos fatores de Influência no comportamento balístico de propelente sólido compósito |
Luciene Dias Villar |
AQI |
48% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
O projeto tem como objetivo identificar os fatores de relevância estatística para caracterização balística de formulações de propelente sólido compósito. Para tanto, são estudados: sistemas de inibição de propelente para ensaios em Bomba Crawford; efeito simultâneo da temperatura e umidade relativa sobre a velocidade de queima e; efeito do teor de sólidos na combustão de propelente não curado. Os dois primeiros estudos referem-se à caracterização do propelente curado e o terceiro ao controle de qualidade de processo. Os estudos estão em andamento, com previsão de término em setembro de 2017. |
Desenvolvimento de processo de infiltrações, por meio de polímeros de silicona, para produção de compósitos a base de C/SiC, para utilização em proteções de veículos de reentrada atmosférica (SARA) e veículos lançadores (VLM) |
Ronald Izidoro Reis |
AMR |
Encerramento até o fim do ano. 95% do projeto concluído. |
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Estudo experimental da interferência aerodinâmica de antenas embarcadas na fuselagem de veículos aeroespaciais utilizando-se as técnicas de tintas sensíveis a pressão (PSP) e a temperatu-ra (TSP) |
Ana Cristina Avelar Batista de Jesus |
ACA |
Encerramento até o fim do ano. 96% do projeto concluído. Relatório final em fase de elaboração. |
O projeto visa o estudo de interferências aerodinâmicas causadas por dois tipos de antenas, ambas projetadas e produzidas na Divisão de Eletrônica (AEL) para aplicação junto à Rede Elétrica de Telemedidas, utilizando-se as técnicas de medidas globais de pressão e temperatura, Pressure Sensitive Paint (PSP) e Temperature Sensitive Paint (TSP). Este tipo de investigação nunca foi realizado, o que se deve provavelmente às dificuldades de simulação numérica e experimentais inerentes a este tipo de estudo. Entretanto, é muito importante que este estudo seja realizado no regime transônico, faixa de operação do TTP, pois muitos fenômenos complexos do escoamento ocorrem exatamente nesta região. |