Projeto |
Gerente |
Divisão |
Status até SET2016 |
Resumo |
Elaboração de rotinas computacionais para análise vibro-acústica de estruturas aeroespaciais submetidas a excitações acústi-cas aleatórias |
Carlos D'Andrade Souto |
AIE |
Projeto em fase de conclusão (previsão 2º tri de 2106, mas não possui relatório). |
O carregamento acústico gerado na decolagem de um foguete é muito intenso e induz vibrações na estrutura do foguete que podem danificar componentes eletrônicos mais delicados ou mesmo a própria carga útil. A melhor descrição matemática para este carregamento é um campo acústico difuso. Este campo de pressão sonora é caracterizado pela idêntica distribuição da energia acústica em todas as direções. Tal excitação acústica pode ser relacionada com um processo aleatório e é geralmente descrita em termos da pressão sonora global (e seu respectivo conteúdo espectral) e funções de correlação apropriadas. A maioria dos programas de elementos finitos comerciais não permite a utilização das funções de correlações de campo difuso e sim de funções mais simples para excitações aleatórias gerais. Este trabalho tem por objetivo elaborar uma rotina computacional em ambiente MATLAB que permitirá calcular a resposta vibro-acústica de um sistema aerospacial submetido à excitação por campo acústico difuso utilizando malhas de elementos finitos geradas por programas comerciais. |
Estudo teórico-experimental do sloshing em tanques cilíndricos verticais |
Carlos D'Andrade Souto |
AIE |
30% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
Os efeitos causados pelo fenômeno do “sloshing” em veículos onde a massa de líquidos transportada é muito grande em relação à massa total do veículo devem ser considerados ainda na fase de concepção. No caso de foguetes a propelente líquido uma alteração nas propriedades dinâmicas do veículo pode prejudicar seriamente a atuação do sistema de controle podendo levar a falha catastrófica. Tendo em vista o desenvolvimento pelo IAE, da tecnologia de motores – foguete a propelente líquido, este projeto visa realizar estudos numéricos e experimentais sobre “sloshing” em tanques cilíndricos verticais e avaliar estratégias para amortecer as oscilações do fluido. Neste projeto será implementada a condição de contorno de ondas de superfície em rotinas computacionais já desenvolvidas que utilizam elementos finitos eulerianos com a pressão acústica como variável nodal, possibilitando incluir o efeito de “sloshing” na análise de tanques rígidos e flexíveis. |
Estudo do comportamento aeroelástico de veículos espaciais de lançamento |
José Guido Damilano |
ASE |
37% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
Este projeto visa o desenvolvimento de uma metodologia de análise aeroelástica de veículos espaciais, considerando o estudo como um trabalho multidisciplinar que envolve análises estruturais, aerodinâmicas, termoelásticas, e trajetórias. |
Instrumentação de equipamentos para avaliação térmica de compósitos termoestruturais |
Ronald Izidoro Reis |
AMR |
65% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
O projeto tem por objetivo montar um medidor de condutividade térmica até 250° C para materiais de uso aeroespacial utilizados em sistemas de blindagem térmica de veículos lançadores (tubeiras e escudos térmicos). A condutividade térmica é uma propriedade fundamental na caracterização de materiais e de projeto de equipamentos aeroespaciais pois permite estabelecer parâmetros associados com tensões térmicas advindas tanto de processos de ablação quanto de situações em que ocorrem gradientes de temperaturas elevados. |
Análise do escoamento estacionário e transiente no interior de bocais de motores foguete desenvolvidos pelo IAE |
Cayo Prado Fernandes Francisco |
ALA |
39% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
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Arquitetura de software para plataforma computacional redundante embarcada em veículos lançadores |
Luciana Akemi Burgareli |
AEL |
48% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
Analisar, definir e modelar uma arquitetura de software crítico espacial embarcado, em uma plataforma computacional redundante, utilizando uma Linguagem de Descrição de Arquitetura (ADL). |
Avaliação da dinâmica do voo da reentrada atmosférica de veículos espaciais considerando os efeitos de ablação |
Humberto Araújo Machado |
ASE |
65% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta de engenharia (programa computacional) para simulação do processo de iteração entre a ablação do escudo térmico e a trajetória e comportamento dinâmico do veículo. |
Desenvolvimento de sistema de pressurização de alto desempe-nho aplicado em atuadores do tipo tubeira móvel para veículos lançadores de satélites |
Euler Gonçalves Barbosa |
ASE |
55% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
Este Projeto de Pesquisa visa desenvolver um Sistema de Alimentação Hidráulica de alta pressão (Pressure-Fed-System) com alto desempenho aplicado em um sistema de atuação do tipo tubeira móvel. Busca dominar tecnologia crítica para veículos lançadores com tecnologia disponível no Brasil (utilizando COTS -Comercials-Of-The-Shelf e evitar componentes militares ou controlados). O produto final poderá ser aplicado a atuadores hidráulicos de forma a obter desempenho característicos de TVCs para veículos lançadores. |
Análise do escoamento ao redor de corpos rombudos utilizando técnicas quantitativas de visualização de escoamentos: uma aplicação ao caso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) |
Ana Cristina Avelar Batista de Jesus |
ACA |
25% do projeto concluído. Encerramento até o fim de 2017. |
O projeto visa uma investigação experimental em túnel de vento para obtenção de campos de pressão, coeficientes de pressão, de velocidades ao redor de corpos rombudos considerando duas geometrias diferentes: cilindros de base circular e base quadrada, que será uma representação da TMI. Uma meta importante desta proposta é obtenção, em túnel de vento, de coeficientes globais de pressão utilizando a técnica PSP em regime subsônico simultaneamente com a técnica PIV para campos de velocidades. |