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Página inicial > Aeronáutica > Turborreator de 5000N (TR-5000)
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Descrição

Este projeto constitui-se de duas fases: uma referente às atividades do convênio denominado “Sistema de Propulsão para Defesa (SPD)” e a outra, complementar à primeira, referente às atividades do convênio denominado “Turborreator de 5000N (TR-5000)”.

Ambos convênios possuem financiamento da FINEP. Enquanto o primeiro, iniciado em 2011, possui parceria com o ITA, o segundo, iniciado em 2013, possui parceria com uma empresa interveniente nacional.

Objetivos

O projeto como um todo visa atingir dois objetivos principais: desenvolvimento do motor tipo turbojato, totalmente nacional, de 5 kN de tração e ampliação da infraestrutura de ensaios de turbinas a gás do DCTA/IAE, com implantação de um banco de ensaios para pesquisa e desenvolvimento de compressores, câmaras de combustão, estágios de turbina e uma bancada para testes de sobrevelocidade do conjunto rotativo do motor (Spin Test). Como objetivo secundário, é previsto o projeto de uma versão turboeixo desse motor para emprego estacionário na geração de eletricidade.

Histórico e Aplicação

O protótipo de motor turbojato utilizado no projeto TR-5000 foi produzido pelo projeto “Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP)”, encerrado em 2012. O motor TAPP passou a ser chamado Turborreator TR5000, em razão de importantes melhorias que foram introduzidas por conta das atividades do convênio SPD.

A especificação desse motor visou o seu emprego em veículos aéreos não tripulados para uso de defesa. Neste projeto, busca-se desenvolver uma versão autônoma do motor, que independe dos sistemas auxiliares do banco de ensaios para sua operação, visando à obtenção do protótipo de voo.

Gerente

Cap Eng Vitor Alexandre Carlesse Martins

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(12) 3947-5221

Gerente Técnico/Adjunto

Pesquisador Dr. Marcelo Assato

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(12) 3947-5212

 

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