SATURNO - O planeta começa a mergulhar cada vez mais cedo em direção ao poente. Após as 20h15, Saturno estará a menos de 30º de elevação sobre o horizonte oeste, sofrendo os efeitos da poluição luminosa e de uma camada mais espessa de atmosfera.
LUA - Na noite de 24/10, a Lua exibirá sua face visível 86% iluminada. Na região sul, densamente craterizada, o ângulo de incidência da luz solar favorecerá a observação de uma curiosa formação: a cratera Schiller, próxima ao terminador (a região limite entre a porção iluminada e a porção escura da Lua), tem um incomum formato alongado, medindo 180 x 70km. Sua origem pode estar associada ao impacto de múltiplos objetos ou ao impacto de um objeto único atingindo a superfície da Lua em um ângulo rasante.
O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.