Vênus, Marte e Júpiter estão agrupados no céu matinal. Busque o horizonte leste, minutos antes do nascer do Sol para encontrar os três planetas em companhia de Spica, a alfa da constelação de Virgem.
No por do Sol da Terça 21/11, é a hora de encontrar Saturno e Mercúrio seguidos de perto por uma delgada Lua com 10% de sua face visível iluminada. A posição dos astros é pouco favorável à observação com telescópios: a proximidade com o horizonte aumenta a interferência da atmosfera e degrada a qualidade da imagem, impedindo a percepção de detalhes finos. Mas o agrupamento de astros ao pôr do Sol dispensa qualquer instrumento para exibir sua beleza, observe a olho nu enquanto a noite cai abrindo caminho para a observação de objetos mais distantes.
M33 - A galáxia do Triângulo - é a terceira maior galáxia do Grupo Local, ficando atrás apenas de M31 (a Galáxia de Andrômeda) e da Via Láctea. Localizada a 3 milhões de anos-luz, M33 mede 50 mil anos-luz de diâmetro e assim como M31 pode ser visualizada em telescópios de pequeno porte mesmo em regiões com alguma poluição luminosa. Com magnitude 5.70, M33 está dentro do limite de visibilidade a olho nu, exigindo no entanto céus escuros, afastados da poluição para ser percebida à vista desarmada.
M33 pode ser localizada utilizando o mapa abaixo, que também registra as posições de objetos de interesse como M31, M15 e Urano. Todos observáveis a partir do Observatório Astronômico do IAE na noite desta Terça 21/11.
O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.