O Observatório Astronômico do IAE volta às atividades nesta Terça (20/02/2018) sob um céu repleto atrações.
A constelação de Órion culmina no início das noites até a chegada do Outono.
Órion abriga verdadeiros tesouros do céu de Verão: o popular asterismo As Três Marias (O Cinturão de Órion), a Grande Nebulosa de Órion (M42) e a super gigante vermelha Betelgeuse, uma estrela cujo diâmetro, se colocada no lugar do nosso Sol, ultrapassaria a órbita de Marte e atingiria o cinturão de asteróides. O popular asterismo As Três Marias (O Cinturão de Órion) e a Grande Nebulosa de Órion (M42).
No horizonte Oeste, a Lua - com 25% de sua face visível iluminada - nos mostra a região dos Mares da Crises (Mare Crisium), da Fecundidade (Mare Fecunditatis) e da Serenidade (Mare Serenitatis). A luz solar incidindo obliquamente na superfície projeta sombras que favorecem a percepção da profundidade das crateras e evidenciam o relevo lunar.
Na constelação de Câncer, a grande atração é o aglomerado aberto M44 - O Presépio. Um dos aglomerados abertos mais próximos da Terra, com distância estimada abaixo de 600 anos-luz. Num céu escuro, M44 aparece a olho nu como uma tênue nebulosidade no coração da constelação de Câncer. Ao telescópio, mesmo sob poluição luminosa, é possível contar algumas dezenas de estrelas.
O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.