Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IAE comemora seu 67º Aniversário de criação
Início do conteúdo da página

00 IAE ANIVERSARIO CAPA

O Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou na última sexta-feira (15) a cerimônia alusiva ao 67º Aniversário de criação. Na cerimônia estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, oficiais generais, comandantes, chefes e diretores das organizações militares da Aeronáutica em São José dos Campos, representantes de empresas parceiras, além de servidores e tropa do IAE.

01 IAE ANIVERSARIO AUTORIDADES

Minutos antes da cerimônia foram descerrados os retratos dos Destaques Profissionais eleitos “Graduado, Praça e Servidor Padrão do ano 2021”, sendo eleitos respectivamente: A 2º Sargento Especialista em Administração Josiane Ferreira Ludgero, Graduada Padrão; o Cabo especializado em Administração Kelvin Francisco dos Santos Lima, Praça Padrão;e o Assistente em Ciência e Tecnologia, Maximiliano Rodolfo Alvarenga, Servidor Padrão.

02 IAE ANIVERSARIO DESCERRAMENTO

Na cerimônia os homenageados receberam os cumprimentos doDiretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O´Donnell Alván, com o objetivo demonstrar publicamente o reconhecimento da Direção e do efetivo do IAE aos graduados, praças e servidores que se destacaram positivamente por meio dos resultados diferenciados de seu trabalho, do comportamento e de atitudes exemplares, bem como da habilidade de se relacionar harmoniosamente com os colegas e de valorizar o compromisso do bom profissional com os objetivos permanentes do IAE.

03 IAE ANIVERSARIO PADROES

Na ocasião o Diretor-Geral do DCTA e o Diretor do IAE tiveram a honra de entregar a Carta Patente ao servidor aposentado do Instituto, Doutor Carlos Alberto Alves Cairo. A homenagem éconferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão, registro e manutenção de marcas e patentes no Brasil,e demonstra publicamente o reconhecimento aos servidores e militares que de destacaram na obtenção de invenções e criações que contribuem para o cumprimento da atribuição da FAB de “Cooperar com o desenvolvimento Nacional”.

04 IAE ANIVERSARIO CARTA

O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O´Donnell Alván destacou em suas palavras os feitos realizados pelo IAEno último ano, reforçando que “avançamos ao longo do ano, semeando e fortalecendo raízes permanentemente, tal qual a Natureza o faz em seu trabalho contínuo e silencioso”. E completou chamando a atenção para a mais recente atividade de sucesso afirmando que “Assim como a Natureza, que por vezes rompe seu silêncio por meio de raios e trovões, fizemos ecoar pelos céus de São José dos Campos, o poderoso rugido do Motor-Foguete S50, durante o ensaio de Tiro em Banco do dia 1º de outubro”. E convidou para posição de destaque representantes das equipes técnicas que trabalharam diretamente nos preparativos do Tiro em Banco, afirmando que o evento foi uma grande vitória: “Uma vitória da Força Aérea Brasileira, uma vitória da Agência Espacial Brasileira, uma vitória da Indústria Nacional e, em última instância, uma grande vitória do Povo Brasileiro”.


06 IAE ANIVERSARIO VS 50

07 IAE ANIVERSARIO MEDALHA

Na solenidade ainda foram agraciados 21 militares com medalhas militares de tempo de serviço, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 30, 20 e 10 (de ouro, prata e bronze) anos respectivamente:

 

Medalha de Ouro – 30 anos:


- Coronel Engenheiro Diogo Câmara Pereira;
- Capitão Especialista em Suprimento Técnico Ronaldo Melo Marques;

- Capitão Especialista em Fotointeligência Renato César Coelho;
- Suboficial Especialista em Armamento Reinaldo da Costa Machado;

- Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves Armando Augusto Souza da Silva.

 

Medalha de Prata – 20 anos:


- Tenente Coronel Engenheiro Leandro Roberto;

- Major Engenheira Cristiane Maria de Moraes Pagliuco;

- Major Engenheiro Fernando Cesar Monteiro Tavares;

- Major Engenheiro Bruno Gurgel Fernandes Távora;

- Capitão Engenheiro Robson Coelho de Oliveira;

- Suboficial Especialista em Administração Ronaldo César Cassa;

- 1º Sgt Especialista em Meteorologia Gláucio Melo da Silva;

- 1º Sgt Especialista em Eletricidade Anderson Pereira Nunes.

 

Medalha de Bronze – 10 anos:


- Capitão Engenheira Juliana Haas Lessa Tomm;

- Capitão Engenheira Andréa Ferraz Carlos de Sousa Yamada;

- Capitão Engenheiro Vitor Alexandre Carlesse Martins;

- Capitão Engenheiro Luiz Gustavo Muniz do Nascimento;

- 2º Sgt Especialista em Eletrônica Bruno Luiz Thomaz Duarte;

- 2º Sgt Especialista em Sistemas de Informação Renan Novaes Xavier;

- 2º Sgt Especialista em Mecânica de Aeronaves Thiago Sousa Gomes;

- 3º Sgt Especialista em Meteorologia Daniel Lincoln dos Santos Gonçalves.

 

PARABÉNS IAE PELOS 67º ANOS!!!

 

Fonte: IAE, por Ten Camila

Imagens: CCA-SJ, por 1S Victor

                IEAv, por 2S Eduardo

                IAE, por 3S Frutuoso

Fim do conteúdo da página