Atividade colocará mísseis à disposição do COMPREP
e capacitará o IAE a realizar a extensão de vida útil de
armamentos similares no futuro.
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu, entre os dias 08 e 16 de novembro, uma comitiva de engenheiros da empresa israelense Rafael. O objetivo da visita foi a realização do procedimento completo de revalidação de mísseis Python-4 e Derby, pertencentes à FAB, concomitantemente com a transferência de tecnologia associada a esse processo ao Brasil. Ao final, os mísseis aprovados serão disponibilizados ao Comando de Preparo (COMPREP) e o IAE terá o know-how necessário para conduzir processos similares no futuro.
O processo de extensão de vida útil consiste na avaliação das condições de mísseis cuja validade declarada pelo fabricante expirou, a fim de determinar se estão em condições ou não de serem empregados por um tempo adicional. Para tanto, é necessário realizar a desmontagem das respectivas seções traseiras, para que sejam efetuadas inspeções visuais, ensaios não destrutivos (raio-X) e testes de bancada. Em paralelo, um número menor de mísseis é separado para ensaios destrutivos, sendo submetido a estresse térmico para simular seu envelhecimento, seguido de iniciação do material ativo para avaliação do desempenho.
O coordenador geral da operação, Major Engenheiro Guilherme Felipe Reis Duarte, destacou o comprometimento da equipe no cumprimento dessa missão: “Foi gratificante perceber o profissionalismo e a dedicação de cada um nesse processo, o que possibilitou o sucesso na realização de todas as atividades programadas, em um prazo menor que o previsto”. A empresa Rafael, em carta enviada ao fim dos trabalhos, reforçou essa visão: “Não há dúvida de que o time do IAE e os coordenadores que acompanharam a atividade devam ser reconhecidos pelo gerenciamento de tarefas altamente profissional”.
O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, enfatizou a relevância da atividade: “A busca do conhecimento deve ser constante, pois os seus frutos transformam a realidade. O conhecimento sobre revalidação dos mísseis Python-4 e Derby permitirá uma extensão de suas vidas úteis, possibilitando que a FAB cumpra sua missão institucional com menor gasto de recursos públicos”.
Ao fim da visita dos engenheiros da Rafael, os passos seguintes são o envio das informações obtidas nos testes a Israel, onde serão compiladas num relatório final. Em seguida, os mísseis aprovados serão disponibilizados ao COMPREP para equipar as aeronaves que realizam a defesa aérea do Brasil. Além disso, já está prevista para 2022 a extensão de vida útil de outros mísseis Python-4 e Derby da FAB, a ser realizada integralmente pelo IAE.
Texto: Maj Macêdo, Cap Caio.
Fotos: SO Wandeclayt, S2 André Silva.