Nesta sexta-feira (20), foi realizada a cerimônia militar alusiva ao 82º aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e contou com a presença de Oficiais-Generais da GUARNAE-SJ.
A solenidade, que ocorreu na Praça Santos Dumont, reuniu todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de Diretores, Chefes e Comandantes das organizações militares do DCTA.
Durante a leitura da Ordem do Dia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno agradeceu aos militares e civis que estão à frente da Força Aérea Brasileira.
“Manifesto a mais sincera gratidão a cada um dos homens e mulheres, militares e civis, os quais, muitas vezes anônimos nas atribuições, diligentemente, exercidas, dão vida à Força Aérea, e externo, publicamente, o quão sinto-me honrado em poder comandá-los”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
Ainda, em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno reforçou que, nestes 82 anos de existência do Ministério da Aeronáutica, foi possível testemunhar os valorosos trabalhos desenvolvidos por homens e mulheres que se dedicam todos os dias, com suas melhores capacidades, em prol da Aeronáutica Brasileira.
“Ao celebrarmos o aniversário de criação do ministério da aeronáutica, pomo-nos a refletir sobre o passado de realizações da Aeronáutica Brasileira que, inevitavelmente, faz refulgir, em nossos olhos, o pioneirismo e a determinação de nossos heróis os quais não apenas transformaram o poder aeroespacial brasileiro, como sedimentaram as bases indispensáveis para a edificação de nossos 82 anos de história. Parabéns aos integrantes, de hoje e de sempre, pelos 82 anos de continuada excelência profissional”, frisou.
Ministério da Aeronáutica
O Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941 por meio do Decreto-Lei n° 2.961, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Transferiu militares, servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Aviação e Obras Públicas para a Aeronáutica, com a denominação de Forças Aéreas Nacionais.
O Ministério impulsionou a aviação militar e civil no Brasil, um desafio para Joaquim Pedro Salgado Filho, o primeiro a assumir o cargo de Ministro da Aeronáutica.
No mesmo ano, 1941, o presidente assinou o Decreto-Lei 3.302, criando a nova denominação Força Aérea Brasileira, com sigla FAB, dando individualidade à Força, pela evidência da sua nacionalidade.
Fonte: DCTA, por Aspirante Alessandra Borges
Imagens: DCTA, por IFI, soldado H.Lima / DCTA, por civil Heglas
Informações: Agência Força Aérea