Ocorreu no dia 25/10, no Laboratório de Propulsão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o ensaio a quente de um modelo de desenvolvimento da câmara de empuxo de um motor foguete, que utiliza o par propelente: oxigênio líquido e etanol.
Este ensaio marca o restabelecimento da prontidão do Banco de Ensaios, para os testes do primeiro modelo de desenvolvimento da câmara do MFPL L25. Esse Motor Foguete é um dos projetos ativos da Divisão de Propulsão do IAE, que visa ao desenvolvimento de um motor de 25kN de empuxo com ciclo eletrobomba, o qual conta com o apoio da Indústria Nacional.
Por conseguinte, planeja-se substituir o terceiro estágio do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) por um motor foguete a propelente líquido, o que aumentará a precisão e capacidade de inserção de cargas úteis em órbita.
O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, destacou sobre o projeto. “O IAE está trabalhando fortemente na missão de colocar o Brasil no clube de países que possuem um veículo lançador de satélites”, disse.
O desenvolvimento do Projeto MFPL L25 conta com o suporte do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Fotos: IAE