Na tarde do dia 26 de março, foram iniciadas no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) as atividades do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) do ano de 2024. Nesse mês, o valor debatido foi o Profissionalismo. Para discutir o tema, por meio da indicação da Tecnologista Patrícia Capistrano Teixeira, a Comissão do PFV selecionou o grupo de autores do livro "Cultura de excelência: reflexões sobre o sucesso da Embraer". Por conseguinte, foi criado um painel de discussão mediado pelo jornalista Rui Gonçalves Barbosa, que conduziu brilhantemente a conversa, trazendo à tona as experiências pessoais dos autores e suas conexões com o IAE.
Da discussão, participaram: o Sr. Manoel de Oliveira, oficial veterano da FAB que, posteriormente, atuou como Vice-Presidente de Finanças da Embraer, à época de sua privatização; o engenheiro Emilio Matsuo, que chegou ao cargo de Vice-Presidente e Engenheiro Chefe, liderando uma equipe de mais de 4 mil engenheiros na Embraer; o engenheiro Fúlvio Delicato, que trabalhou como Gerente de Projetos e de Programas na Embraer, muitos deles ligados à Força Aérea Brasileira (FAB); o engenheiro Kleber Grasso, também oficial veterano que serviu no IAE e depois completou sua carreira na Embraer, passando por diversos projetos; e o Sr. Edison Henriques Junior, que possui larga experiência corporativa na formação de lideranças, atuando em diversas escolas de administração no Brasil e no exterior.
Foram apresentadas várias experiências, e em particular se comentou que a raiz do sucesso da Embraer está na valorização das pessoas e no "fazer o trabalho com amor e paixão", o que se traduz em uma cultura de excelência. Respondendo a uma pergunta do Major Jones sobre como podemos crescer e também nos tornarmos um sucesso no mercado de lançadores, os autores deram várias dicas como: perseverar, valorizar nossos profissionais, colocar o amor no trabalho, aprofundar a interação com a indústria e utilizar a criatividade para superar os desafios.
Por fim, o Brigadeiro Casarino agradeceu aos autores e ao mediador pela excelente discussão e, especialmente, pela enorme experiência que foi passada. “Sintetizando os ensinamentos, posso resumir o que se falou em três pilares essenciais para um excelente desempenho profissional, que são o conhecimento, a vontade e a paixão pelo que se faz”, comentou o Diretor.
Fonte: PFV do IAE
Fotos: 3S Frutuoso