No último dia 27 de maio, o efetivo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) teve a honra de receber em seu Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) o Brigadeiro do Ar R1 Luiz Carlos Barbosa Ribeiro, que falou sobre Espírito de Corpo. O evento contou com a presença do Diretor, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino e do Vice-Diretor do IAE, Coronel Aviador Arnaldo de Oliveira Alves Neto. Com um currículo vasto de experiências na Força Aérea Brasileira (FAB), o palestrante conduziu uma conversa cheia de exemplos, trazendo a importância desse valor essencial para o sucesso de qualquer equipe.
Falando para uma audiência de aproximadamente 250 pessoas no auditório Lacaz Netto, o Brigadeiro Ribeiro iniciou sua apresentação lembrando um exercício de sobrevivência no mar no qual os participantes tiveram que passar 24 horas em um bote, segurando nas cordas laterais e dependendo intensamente uns dos outros para quase tudo. “Não precisava gostar da pessoa para ter que depender dela e para ajudá-la”, pontuou o palestrante.
O Oficial General ressaltou que é necessário criar um ambiente propício para a coesão de qualquer grupo, e que existem alguns pilares a serem cultivados para manter o Espírito de Corpo, como o altruísmo e a fé na missão, além do respeito. Segundo ele, a humildade também é essencial, pois na medida em que cada um reconhece suas limitações passa a enxergar a sua própria dependência de outras pessoas.
Um ponto importante da apresentação foi a discussão sobre assédio moral e sexual. Ao reconhecer que esse problema pode acontecer em todas as organizações, o palestrante ressaltou o quão danoso o assédio é para o Espírito de Corpo. Foram apresentadas tanto a definição das formas de assédio, moral e sexual, bem como atitudes comuns que ajudam a identificar a ocorrência de assédio no ambiente de trabalho.
Por fim, o Diretor do IAE agradeceu ao Brigadeiro Ribeiro pela excelente apresentação sobre Espírito de Corpo e pela sua constante contribuição com o PFV dessa organização, materializando o agradecimento com uma moeda e um certificado do Instituto.
Fonte: PFV do IAE
Imagens: Sr. Ângelo