Alinhamento dos Planetas no Observatório do IAE
O Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (O.A.) abriu as portas para os visitantes poderem realizar a observação do alinhamento dos Planetas.
Na madrugada desta segunda-feira (03/06), antes do nascer do Sol, à Leste (66°) o alinhamento planetário com seis astros pôde ser admirado em diversas cidades do Brasil. Este raro acontecimento envolveu Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno, que estavam visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigiram o uso de ferramentas como telescópio e lunetas.
O Observatório do IAE recebeu visitantes interessados no acontecimento astronômico, entre eles estava o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, crianças, militares e civis. Devido às condições climáticas não foi possível ver com clareza o alinhamento por inteiro, mas o público aproveitou e saiu feliz e satisfeito com o que foi possível ser contemplado.
A preparação para tal evento ocorreu desde a noite anterior, com o alinhamento dos três telescópios refletores e o software para localizar os astros, realizados pela equipe do Observatório.
O Diretor do IAE elogiou o evento e agradeceu a equipe que colaborou para que o Observatório pudesse proporcionar ao público tamanha experiência que foi observar os planetas durante o alinhamento. Tais colaboradores são: Sr. Elias Lobo, Sr. Silvio Macera, Sra. Susane de Paula, Sra. Elaine Gorgati, Sr. José Mário, Sr. Odair de Oliveira, Sr. Guilherme Leme, Sr. Adan Peter e a 2º Ten Falcão. O Sr. Dimitri Leskow e demais alunos do ITA, integrantes do “AstromITA” do 1° e 2° ano, também participaram.
Fonte: Elias Lobo
Edição: Ten Falcão
Imagens: Brig Casarino e Elias Lobo