DCTA expõe projetos de tecnologia e defesa
no Domingo Aéreo do PAMA-SP
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) marcou presença no Domingo Aéreo do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) no dia 29 de setembro, com uma exposição de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
Em meio a um público de mais de 300 mil pessoas e um espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça, aeronaves F-5EM, entre outras atrações, o DCTA se destacou no Hangar 03, compartilhando espaço com demais organizações da sociedade civil.
O IAE levou ao público os projetos dos foguetes suborbitais VS-50, VSB-30, VS-30, Sonda-II e Sonda III, despertando a curiosidade para o Programa Espacial Brasileiro. Além disso, o Instituto promoveu a interação com o público através de diversos equipamentos de seu Observatório Astronômico, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
O ITA, por sua vez, apresentou a ITAndroids, equipe de robótica formada por estudantes de graduação e pós-graduação que projeta robôs para competições nacionais e internacionais. O estande do ITA também proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre o processo seletivo e a vida acadêmica no Instituto.
Já o IEAv apresentou projetos em áreas como fotônica, hipersônica e inteligência artificial (IA), incluindo o projeto do veículo hipersônico 14-X, o projeto C2, que desenvolve aplicações de IA, e o projeto IFO, focado no desenvolvimento de sensores inerciais. Essas exposições interativas aproximaram o público das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas pelo Instituto, reforçando sua missão de buscar o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro.
Para o Major Engenheiro Denis Ferreira de Arruda, Chefe da Divisão de Mecânica do IAE e Coordenador-Geral da Atividade pelo DCTA, o evento foi uma oportunidade valiosa para aproximar o público das atividades do DCTA e destacar o trabalho dos cientistas da Força Aérea Brasileira (FAB). "Eventos como este fortalecem o vínculo entre a FAB e a sociedade, permitindo que as pessoas conheçam de perto o impacto positivo das nossas pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos para a defesa nacional e para o progresso do Brasil", afirmou.
Edição: IAE, por Maj Arruda
Revisão: IAE, por GAB-SCS
Imagens: IAE, por Maj Arruda