O IAE recebe visita dos alunos IME
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu, nesta última quinta-feira, 31 de outubro, uma visita técnica dos alunos de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia (IME), acompanhados pelo seu professor da Seção de Engenharia Química, Capitão Álvaro José Boareto Mendes. O percurso teve início no Auditório da Direção, onde o Coronel R/1 Lincoln fez uma apresentação institucional, abordando temas relevantes, como o histórico do Instituto, a carteira de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, além das principais instalações laboratoriais disponíveis.
Após essa introdução, a visita seguiu para o Laboratório de Propelentes (LAPR). No local, o Eng. Sérgio apresentou as instalações de processamento de propelente sólido em escala piloto, destacando sua importância para os projetos em andamento.
Em seguida, o grupo se dirigiu ao Laboratório de Síntese (LASI), onde o Eng. Jairo discutiu a síntese de compostos orgânicos utilizados em formulações para motores-foguete. Ele também apresentou o Laboratório de Análises Químicas (LAAQ), enfatizando as análises químicas realizadas em propelentes.
A visita continuou com a apresentação da Eng. Sandra, chefe do Laboratório de Proteções Térmicas (LAPT), onde destacou as principais aplicações das proteções térmicas, incluindo juntas flexíveis e revestimentos utilizados em componentes espaciais.
O Tenente De Paula conduziu a apresentação do Laboratório de Ensaios de Propulsão (LEPR), ressaltando as instalações dedicadas a ensaios de motores-foguete, bem como sistemas hidráulicos e pneumáticos de veículos aeroespaciais.
Em seguida, o Tenente Julio apresentou a Subdivisão de Pirotecnia (APR-X) e descreveu as principais características dos componentes e sistemas pirotécnicos aeroespaciais.
Terminando a visita, o Major Braido realizou a apresentação do Laboratório de Preparação e Integração (LPIN). Neste laboratório são conduzidas atividades de integração e montagem mecânica de sistemas e subsistemas de foguetes, essenciais para garantir a operacionalidade e o sucesso das missões espaciais.
Ainda no LPIN, o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, recebeu os alunos com palavras motivadoras para que mantenham a “chama acesa” pela engenharia química, pois o Brasil tem muito a ganhar com o conhecimento adquirido por eles.
“A visita foi muito enriquecedora e produtiva para os alunos do 3° ano de Engenharia Química do IME. Foram apresentadas as diversas capacidades tecnológicas muito bem dominadas e implementadas pelo IAE. Essas informações e as possibilidades de interação entre as instituições são muito salutares para a complementação da formação dos futuros Engenheiros Químicos do Exército Brasileiro”, afirmou o Capitão Boareto.
Fonte: Ten Julio
Revisão: GAB-SCS por, 2Ten Falcão
Imagens: Gabinete do IAE