Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IAE Realiza Reunião Estratégica com Indústrias Aeroespaciais Brasileiras
Início do conteúdo da página


Capa reuiao

No dia 21 de fevereiro de 2025, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu uma reunião com empresas brasileiras que foram selecionadas em processos de chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e contratadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para o desenvolvimento de projetos de Foguetes e Veículos Lançadores.

Entre as participantes estavam a CENIC, responsável pelo consórcio do Projeto Micro Lançador Brasileiro (ML-BR); a AKAER, que lidera o consórcio do Veículo Lançador de Nanosatélites (VLN-AKR); e a Mac Jee, que desenvolve o foguete de decolagem Rocket Assisted Take-Off (RATO-14X).

Recentemente, o IAE recebeu financiamento do MCTI, por meio da FINEP e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para o desenvolvimento do projeto VLM-1 AT. Esse projeto busca aumentar a autonomia tecnológica (AT) brasileira no Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). O Instituto pretende incrementar a sinergia e a colaboração com as empresas Cenic, Akaer e Mac Jee.

O objetivo da reunião foi discutir soluções tecnológicas em desenvolvimento por cada empresa, visando a identificar avanços que atendam aos desafios brasileiros em tecnologias de Veículos Lançadores.

O IAE ressalta a importância da colaboração entre organizações públicas e privadas nacionais para maximizar a eficiência do uso dos recursos públicos destinados a esses projetos.

Devido à complexidade técnica dos projetos e aos diferentes arranjos gerenciais das organizações envolvidas, o Instituto de Aeronáutica e Espaço e as empresas decidiram que novas reuniões serão realizadas para discutir possíveis parcerias que tragam soluções que atendam tanto o projeto VLM-AT quanto os projetos individuais das empresas.

Fonte: TC Lacerda – IAE

Imagem: 2º Ten Falcão

Fim do conteúdo da página