O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por meio da Divisão de Eletrônica (AEL), finalizou, em setembro, a preparação do Forward Module (FM), módulo dianteiro do Veículo VS-50, para envio ao Centro Aeroespacial Alemão (DLR), ainda neste ano. No DLR, o módulo passará por etapas de integração e testes dos sistemas eletrônicos.

O Forward Module é composto por subsistemas desenvolvidos tanto pelo IAE quanto pelo DLR. Entre os subsistemas sob responsabilidade do IAE destacam-se a estrutura do módulo, o Sistema de Separação do 1º Estágio, o Sistema de Ignição do 1º Estágio e o Sistema de Terminação de Voo (STV).
O IAE concluiu as atividades de preparação do módulo com a finalização, pela AEL, da fabricação e dos testes da eletrônica sob sua responsabilidade. Foram produzidas cablagens específicas para garantir a segurança elétrica do sistema de ignição do primeiro estágio, incluindo o Módulo de Segurança da Linha de Fogo (MSLF), além das cablagens de controle dos Dispositivos Mecânicos de Segurança (DMS) de ignição e de terminação de voo.
Na Alemanha, após a integração dos sistemas eletrônicos do DLR, o FM será submetido a ensaios funcionais e de aceitação, seguidos pelos ensaios ambientais, realizados em conjunto com os demais módulos e subsistemas do VS-50. Concluída essa etapa, o módulo retornará ao Brasil para ser utilizado na Operação de Lançamento.

“A conclusão dessa etapa simboliza o esforço conjunto de diversas equipes do Instituto, envolvidas desde as fases iniciais de levantamento de requisitos com o DLR e a concepção do sistema, passando pelo design, fabricação e testes. Trata-se de mais um marco importante na evolução do Projeto VLM-1, que avança com a preparação do VS-50 para seu primeiro voo”, ressalta o Major Engenheiro Rafael Fernando Heitkoetter, Chefe da AEL.
Texto: AEL, por Maj Rafael
Edição: GAB-SCS
Imagens: AEL