Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

eyhj

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), conduziu no dia 18 de novembro de 2025 o segundo ensaio operacional do motor foguete S31, marcando mais um avanço significativo no desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

O motor S31, inteiramente desenvolvido e produzido pelo IAE, compõe o primeiro estágio do Veículo de Sondagem VSB-30, amplamente utilizado em campanhas científicas e tecnológicas conduzidas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

O ensaio, realizado na Usina Coronel Abner (UCA), teve como objetivo central a qualificação do novo Ignitor Pirogênico e o adestramento das equipagens, fator essencial para elevar a consciência situacional das equipes que atuam diretamente no processo do teste. A condução de ensaios com essas características permite verificar e fortalecer o preparo das equipes para conduzir operações mais complexas, como, por exemplo, o futuro teste do motor S50, também previsto para ocorrer na UCA e considerado um marco para o avanço do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).

A operação mobilizou equipes multidisciplinares do DCTA e do IAE que puderam reciclar conhecimentos e treinar procedimentos fundamentais às atividades conduzidas nos centros de lançamento. O exercício reforçou o compromisso institucional com a inovação e a segurança.

O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, destacou o empenho coletivo: “Fico muito feliz com mais um resultado do trabalho da equipe! O profissionalismo é notório em seu treinamento. Tenho certeza de que o Instituto está no caminho certo para preparar tanto a campanha de ensaio do motor S50 quanto a segunda fase da Operação Potiguar. Cada um tem sua contribuição, uma vez que não se faz nada grande sozinho. Somos uma grande equipe!”.

7iy iy

O êxito do ensaio consolida a etapa final de qualificação do novo Ignitor Pirogênico, validando sua plena capacidade para emprego nas futuras operações de lançamento da família VSB-30. A atividade transcorreu conforme todos os requisitos técnicos e de segurança estabelecidos, demonstrando a maturidade do projeto e a eficiência dos procedimentos adotados. O resultado reforça, ainda, a relevância do IAE e do DCTA no fortalecimento da capacidade aeroespacial nacional e no avanço contínuo das tecnologias desenvolvidas no âmbito do Programa Espacial Brasileiro.

Fonte: IAE – por 2º Ten Falcão
Fotos: IAE – por Sgt Pompeu e Sr. Angelo

Fim do conteúdo da página