O Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou, entre 25 de julho e 06 de agosto, os ensaios de queima do motor foguete a propulsão híbrida (H1) no banco de ensaios do Laboratório de Ensaios de Propulsão (LEPR) da Divisão de Propulsão (APR). O combustível foi testado em diferentes vazões do oxidante, totalizando 4 (quatro) ensaios. O tempo de operação de cada teste foi de 6 s, gerando empuxo entre 700 e 800 N.
Os ensaios foram solicitados pela Subdivisão de Propelentes e Proteções Térmicas (APR-P), que utiliza o motor H1 como plataforma de testes para a pesquisa e desenvolvimento de grãos combustíveis à base de Polibutadieno Líquido Hidroxilado (PBLH) com negro de fumo (NF). O objetivo foi avaliar o desempenho de grão combustível aditivado, inclusive, com complexos metálicos para incremento da velocidade de queima do grão. Os resultados obtidos mostraram um aumento expressivo no desempenho propulsivo.
A atividade de P&D em propulsão híbrida tem como objetivos secundários desenvolver e testar tecnologias ou componentes como injetores, proteções térmicas, combustíveis não tóxicos e não poluentes e ignitores pirotécnicos, além de fomentar a formação acadêmica. Os resultados dos ensaios contribuirão particularmente para projeto PIBIC/IAE da APR-P em parceria com o ITA.