Com 93% de sua face visível iluminada, a Lua dominará a noite desta Terça-Feira (06/06).Mas os planetas gigantes Júpiter e Saturno não se deixarão intimidar pelo brilho de nosso satélite natural.
Júpiter e seus quatro maiores satélites - Calisto, Io, Ganimedes e Europa - estarão visíveis durante toda a noite, culminando às 20h52. Ao observar, procure perceber as faixas equatoriais e diferenças de tonalidade no planeta. Observadores que chegarem cedo ao observatório poderam notar o movimento dos satélites em torno do planeta comparando as posições no início e ao fim das observações.
Saturno surge por volta das 21h00 e seus anéis são sempre uma visão fascinante. Observadores mais atentos perceberão a Divisão de Cassini, um região de descontinuidade visível como uma linha entre os anéis.
O intenso brilho da Lua torna difícil a observação de objetos de céu profundo, como galáxias, nebulosas e aglomerados globulares, mas nos deixa a oportunidade de explorar as estrelas multíplas: estrelas duplas, triplas e até agloremados abertos com algumas dezenas ou centenas de estrelas agrupadas.
As atividades de observação se iniciam às 19h30 e vão até 21h30.