Foi nomeada no dia 03/04/2020, a Rua Engenheiro Metalúrgico Carlos Firmo Schmidt Rover, localizada na cidade de Rio Grande – RS, no Distrito Industrial de Rio Grande, anteriormente conhecida como Rua A. Essa homenagem deveu-se à destacada atuação do Engenheiro Rover (natural de Rio Grande) na metalurgia brasileira e no desenvolvimento do setor aeroespacial.
Na ocasião, quatro gerações da família do homenageado se reuniram para o descerramento da placa. A placa foi descerrada pela irmã do homenageado, Dra. Maria Rover Baptista, de 82 anos.
O Engenheiro Metalúrgico Carlos Firmo Schmidt Rover (1933/2017) foi Major do Exército Brasileiro e pesquisador do IAE por 29 anos. Em 1969, assumiu a chefia do Projeto Titânio na Divisão de Materiais do IAE, quando desenvolveu com sua equipe a tecnologia para obtenção de titânio metálico, até hoje a única experiência de sucesso na produção de titânio metálico em escala piloto na América Latina. A patente desta tecnologia possibilitou ao CTA a conquista pela primeira vez do Prêmio Governador do Estado de invento. A tecnologia de produção de titânio metálico desenvolvida pelo Maj Rover no IAE foi repassada sem custos para a Companhia Vale do Rio Doce que produziu cerca de 30 t de esponja de titânio de 1988 até 1991.
O titânio é um material estratégico para setor aeroespacial devido principalmente à sua elevada relação resistência mecânica/peso e somente é produzido pelas grandes potências mundiais. Detalhes sobre a participação histórica do IAE no desenvolvimento da tecnologia do titânio, comandada pelo Mj Rover, estão descritos no livro “Titânio no Brasil” do tecnologista da Divisão de Materiais Vinicius André Rodrigues Henriques.
Fonte/imagens: SC Vinicius (AMR) via http://www.riogrande.rs.gov.br/via-a-recebe-o-nome-de-rua-engenheiro-metalurgico-carlos-firmo-schmidt-rover/
(https://www.abmbrasil.com.br/livraria/livro/titanio-no-brasil-cd).