Com o embarque da carga útil e motores em 14 nov e das equipes hoje, dia 19 Nov, o Instituto de Aeronáutica deu início a Operação denominada Operação Mutiti.
A Operação Mutiti tem por objetivo lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01, onde estão embarcados diversos experimentos desenvolvidos com recursos da Agência Espacial Brasileira, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno como Estação Remota.
A Operação Mutiti atende ao programa de lançamentos de foguetes de sondagem previsto no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
Serão 07 (sete) os experimentos embarcados na carga útil PSR-01, alguns deles compostos de mais de uma experiência, sendo 2 (dois) do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), 01 (um) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 01 (um) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), 01 (um) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e 02 (dois) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
A janela de lançamento ocorrerá entre os dias 04 à 09 de dezembro de 2018
.