O Observatório de Fenômenos Atmosféricos (OFA), da Divisão de Ciências Atmosférica (ACA), tem sido uma ferramenta importantíssima para a viabilização de diversos projetos científicos. Na 3ª semana de dezembro aconteceu um experimento acadêmico para fins de suporte à atividade extracurricular AeroDesign pelos alunos do ITA.
Esses alunos participaram do AeroDesign e em março de 2020 vão disputar o mundial nos Estados Unidos. O objetivo do projeto é desenvolver uma aeronave que simule a colonização de Marte, para isso ela terá que ser capaz de liberar suprimento em um alvo específico no circuito e também terá que liberar até três planadores que terão que voar autonomamente até o mesmo alvo. Os planadores terão que transportar a maior quantidade de bolinhas de tênis de mesa possível (simulando os colonos).
O projeto encontra-se na etapa de teste dos planadores, e o lançamento no Observatório ajuda a entender como os modelos vão se comportar a partir da aeronave principal. Inicialmente, foram projetados cinco modelos, com geometrias e capacidade de transporte de bolinhas distintas, após os testes no Observatório, determinou-se qual será o mais vantajoso para a equipe.
A ACA está trabalhando para que a referida Torre continue com seu processo de revitalização. Recentemente, aconteceu o serviço de passagem e instalação de Fibra Óptica para interligação do OFA à rede de dados do IAE.