O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Militar da União (JMU). Devido à pandemia do COVID-19, no corrente ano não houve cerimônia de imposição das comendas.
“Meu sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do Superior Tribunal Militar e coloco ainda mais, o Instituto à disposição para atendimento aos pleitos do Órgão em comento”, declarou o Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos.
A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi instituída pelo Superior Tribunal Militar, em Sessão realizada no dia 12 de junho de 1957. No dia 1º de abril de 1958, em comemoração ao sesquicentenário de criação do Tribunal, foi realizada a primeira cerimônia de entrega de Comendas da OMJM. Destina-se a agraciar integrantes da Justiça Militar da União (JMU), instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições ou demonstrado excepcional apreço à JMU, tornando-se credoras desta homenagem.