No dia 04 de Novembro, a equipe de desenvolvimento do Projeto IFFM4BR – Fase 2 do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), chegou em Linköping (Suécia), sede da SAAB, para participar do Concept Evaluation Review – CER (Revisão de Avaliação Conceitual). O IFFM4BR – Fase 2 é um projeto estratégico encomendado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) ao IAE, para integração na aeronave F-39 Gripen E/F.
Neste período, em conjunto com a Comissão Técnica do Projeto FX-2 e do time GAC-SAAB, foram encerradas uma série de análises de revisão de projeto, logrando-se total êxito no atingimento dos objetivos estabelecidos para o atual estágio de maturidade do Projeto IFFM4BR – Fase 2.
O evento fez parte das atividades em andamento no IAE relacionadas à integração do Criptocomputador CM4-B, primeiro aviônico brasileiro desenvolvido com tecnologia 100% nacional, na aeronave Gripen E/F, a qual será a primeira aeronave da FAB apta a operar o Sistema IFF Modo 4 Nacional.
Além da CER, a equipe do IAE teve a oportunidade de realizar voos nos simuladores da aeronave para uma melhor compreensão do HMI – Human Machine Interface do Gripen E/F, especialmente no que tange o sistema IFF daquela plataforma. “Foi essencial compreender um pouco como o sistema é apresentado ao piloto e conhecer as peculiaridades operacionais do F-39”, informou o Cap Eng Jozias Del Rios, Coordenador Técnico do Projeto IFFM4BR – Fase 2.
Em aproveitamento à presença da equipe do IAE na SAAB, foram realizadas também reuniões com especialistas técnicos da empresa para a mitigação dos desafios à integração do nosso sistema naquela plataforma, bem como reunião gerencial para o follow-up das atividades gerenciais e acompanhamento dos itens de ação entre IAE e SAAB. O Coordenador de Engenharia de Sistemas e de Gestão de Riscos, 1º Ten Eng Vinícius Bigogno Costa, exaltou “a excelente oportunidade para se discutir com a empresa aspectos técnicos e gerenciais críticos, como riscos e safety.”
Segundo o Maj Av Guilherme Moreira, Gerente do Projeto IFFM4BR – Fase 2, foi estabelecido, no ano passado, um plano de ações para a integração do Modo 4 Nacional no Gripen, o qual previa ao menos 2 encontros por ano entre as duas organizações. “Por conta da pandemia, só foi possível realizar uma reunião com a SAAB este ano, mas tentamos contornar essa questão com o uso de ferramentas seguras de comunicação. Mesmo assim, há certos aspectos cuja sensibilidade impedem que as discussões sejam desenvolvidas através de ferramentas de teletrabalho. Nesse sentido, esse encontro foi fundamental para continuarmos na trilha correta para a disponibilização da classificação segura de aeronaves com um sistema IFF nacional no novo Gripen”, destacou o Maj Moreira.
Equipe do IAE presente na CER (da esquerda para a direita): Cap Del Rios, Maj Moreira e 1º Ten Vinícius
Fonte/imagens: Mj Moreira (Gerente do Projeto IFFM4BR - Fase 2) / SAAB