Entre os dias 4 e 6 de maio, o Projeto IFFM4BR, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) passou pela PDR, Preliminary Desgin Review, com a presença de representantes do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), COMPREP (Comando de Preparo), COMGAP (Comando Geral de Apoio), COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate) e IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial). Em conformidade com as melhores práticas de Engenharia de Sistemas, a PDR é uma revisão técnica multidisciplinar que visa atestar que a equipe do projeto foi capaz de estabelecer uma linha de base para todos os seus subsistemas (hardware, software, sistemas humanos / de suporte) e arquiteturas subjacentes, visando garantir que o sistema em análise tenha uma expectativa razoável de satisfação dos requisitos do RTLI dentro do orçamento e cronograma atualmente alocados.
A despeito dos enormes desafios em se desenvolver um sistema tão complexo quanto o IFF Modo 4 Nacional, após demonstrar o atendimento dos critérios estabelecidos, o Projeto passou pela revisão sem dívidas técnicas. Dessa forma, o evento atesta a maturidade do projeto e sua aderência ao arrojado cronograma, o qual precisa atender a janela de integração para as próximas etapas de desenvolvimento do novo Gripen.
No evento, foi analisada a maturidade tecnológica de cada um dos produtos em desenvolvimento:
• O Criptocomputador CM4-B, o qual será integrado no F-39 Gripen E/F e cujo desenvolvimento ocorre em parceria com a empresa Kryptus S.A., referência nacional em criptografia;
• O Criptocomputador CM4-L, o qual será utilizado como base para a integração nas demais plataformas das Forças Armadas que participarão do futuro Sistema IFF Modo 4 Nacional;
• O carregador de chaves criptográficas (Keyloader) KM4; e
• Os aplicativos para geração, distribuição e recebimento das chaves criptográficas, que ocorrem em parceria com o CCA-SJ.
Brigadeiro O’Donnell, Diretor do IAE, realizando a abertura do evento
Segundo o Maj Av Cheregati, Gerente-Adjunto do Projeto F-X2 na COPAC, “A participação da COPAC, com membros da Gerência do Projeto F-X2, na PDR do Projeto IFFM4BR, foi de fundamental importância, uma vez que a aeronave F-39 será o primeiro meio de Força Aérea a operar o criptocomputador CM4-B. Nesse tocante, do ponto de vista gerencial, pôde-se acompanhar os pormenores do andamento do Projeto e constatar que as evidências de cumprimento dos requisitos, no nível tratado na PDR, estão concatenadas com o definido no Projeto F-X2. Dessa forma, a atuação sinérgica desse stakeholder garante que tal etapa da engenharia de sistemas ocorra de forma plena, proporcionando o continuado progresso na consecução da Fase 2 do Projeto IFFM4BR.”
Membros da Comissão de Revisão de Projeto
O envolvimento oportuno dos stakeholders sempre foi uma diretriz do Projeto IFFM4BR, afirma o Maj Av Moreira, Gerente do Projeto. Numa demonstração de consonância com essa diretriz o TCel Eng Marques, representante do COMGAP e Gerente Logístico do Projeto, afirmou que: “a participação da logística desde as fases de desenvolvimento permitem uma maior suportabilidade do sistema, por menor custo.”