Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho conjunto entre IAE e CCA-SJ conclui primeira fase do desenvolvimento da Suíte de Aplicativos do Projeto IFFM4BR
Início do conteúdo da página

Nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2021 foi realizado um Workshop sobre o sistema IFF Modo 4 Nacional seguido da reunião de revisão de Sprint (Sprint Review) da Suíte de Aplicativos do respectivo Projeto, conforme as práticas definidas pela metodologia Scrum.
A Suíte de Aplicativos é um subproduto a ser entregue na Fase 2 do projeto e, após a implantação da Fase 3, poderá ser utilizada no cenário operacional das três forças armadas para o gerenciamento e distribuição de chaves criptográficas a serem utilizadas nos Criptocomputadores do sistema IFFM4BR.

O objetivo de uma Sprint Review é realizar a validação de um incremento de software produzido. Neste momento as avaliações das partes interessadas são registradas, com o objetivo de reorganizar, priorizar, ou corrigir o trabalho em desenvolvimento, de modo que produto a ser entregue seja concluído com qualidade, atendendo integralmente os requisitos definidos pelos clientes.

 foto1

No método utilizado para o desenvolvimento, todo o trabalho a ser feito é dividido em pequenas parcelas que podem ser analisadas e validadas com as partes interessadas durante a fase de desenvolvimento, com objetivo de antever falhas e mudanças de requisitos o quanto antes. As pequenas parcelas são chamadas de incrementos de software e, para o projeto, esses incrementos foram agrupados em 3 fases chamadas de MVPs (Minimum Viable Product).

Os eventos marcaram a conclusão do primeiro MVP da Suíte de Aplicativos e contaram com a presença do Diretor do IAE, do Chefe de CCA-SJ e de representantes das organizações militares: ALA2, CIAER, COMAE, COMPREP, COPAC e DCTA.

 foto 2

O objetivo principal deste primeiro produto mínimo foi desenvolver as funcionalidades para a geração do conjunto de estruturas de dados capaz de ser transferido para o Criptocomputador Nacional em desenvolvimento (CM4-B), com a finalidade de viabilizar os testes de integração a serem realizados pela empresa SAAB, fabricante da aeronave F-39 (Gripen Brasileiro).

 foto 3

A parceria com o CCA-SJ foi estabelecida em 2019, quando o IAE consultou aquele Centro para avaliar a possibilidade de desenvolvimento conjunto dos softwares necessários para o funcionamento do Sistema IFFM4BR. Desde então, o trabalho desenvolvido tem ressaltado a importância da parceria estabelecida com um órgão que possui décadas de experiência na área de desenvolvimento de software, sempre atualizado nas boas práticas e metodologias consagradas pelo mercado.

 foto 4

Fim do conteúdo da página