O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) assinaram, no dia 05 de julho, o Segundo Termo Aditivo ao Convênio nº 001/2014 cuja finalidade é apoiar a gestão administrativa e financeira do projeto VLM-1 (Veículo Lançador de Microssatélites). A cerimônia foi realizada no IAE e contou com a presença do Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván, e do Presidente do Conselho Diretor da FUNCATE, Doutor Josiel Urbaninho de Arruda.
O VLM-1 é um projeto estratégico, financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), cujo objetivo principal é prover acesso ao espaço através da inserção de microssatélites em órbita. O VLM-1 está sendo desenvolvido pelo IAE em cooperação com o Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR), que é o Centro Aeroespacial Alemão.
O 2º Termo Aditivo celebrado entre IAE e FUNCATE tem por objetivo prorrogar o prazo de vigência do Convênio VLM-1. Em virtude disso, foi feita uma revisão do Plano de Trabalho que envolveu a alteração dos valores e cronogramas de desembolso previstos para as contratações de bens, serviços e bolsas. A formalização do 2º Termo Aditivo também contou com a colaboração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), através do Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), e com o apoio imprescindível da Consultoria Jurídica da União (CJU) em São José dos Campos, coordenada pelo Doutor Carlos Freire Longato.