Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LETG - Laboratório de Ensaio de Turbinas a Gás
Início do conteúdo da página
 

LETG – LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE TURBINAS A GÁS

O Laboratório de Ensaio de Turbinas a Gás (LETG)é responsável pelos ensaios de pesquisa e desenvolvimento de motoresturbojatos eturbofans de pequeno e médio porte, com até 15.000N ESde empuxo e, também, pelos ensaios físico-químicos de combustíveis, lubrificantes e fluidos hidráulicos.

O LETG permite a realização de alguns ensaios de turbinas a gás, tais como de desempenho do motor, durabilidade (endurancetest), emprego de combustíveis alternativos, efeito da distorção do escoamento na entrada do motor e diversos outros ensaios de pesquisa, desde que sejam implementadas as adequações necessárias para atender o motor a ser ensaiado e a especificidade do ensaio desejado.

 

letg 1

 

Na configuração atual, o Bancopara Ensaios é composto por uma sala isolada (foto) onde o turborreator é instalado na estrutura metálica para medição e ancorado pela célula de carga.Em seguida,são acoplados equipamentos e instrumentações que compõem uma estrutura de suporte a todos os sistemas de funcionamento e medição de parâmetrosdoturborreator. Além desses sistemas auxiliares, o banco de ensaios possui fontes de ar comprimido para partida do turborreator epara atuadores pneumáticos, bem como uma infraestrutura de armazenagem e distribuição de combustívele lubrificante. Todos esses dispositivos são gerenciados na Sala de Controle onde estão instalados os sistemas para controle e monitoramento dos dispositivos do motor e parâmetros do ensaio.

A infraestrutura do LETG conta ainda com um laboratório para ensaios de combustíveis, lubrificantes e fluidos hidráulicos, composto por duas salas com equipamentos que realizam os seguintes ensaios normalizados: densímetro de vidro de 0,8 a 1,0g/cm³ (ASTM D 7148), lâminas de cobre de 0 a 3 (ASTM D130), destilador manual de 20 a 140°C (ASTM D 86) e aparelhos de ponto de fulgor de 20 a 100/200/300°C (ASTM D92 / ASTM D56 / ASTM D93).

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO: CAP ENG RODRIGO MENEGON

 

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

letg 2

 
Fim do conteúdo da página