Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LEPR - Laboratório de Ensaio de Propulsão
Início do conteúdo da página
 

O Laboratório de Ensaios em Propulsão (LEPR) exerce papel fundamental no contexto do desenvolvimento de motores-foguete a propelente líquido e híbrido no IAE, uma vez que ele possibilita a comparação de resultados teóricos com observações empíricas.

Entre suas atribuições, está a elaboração de especificações, facilidades e métodos de ensaios relacionados a motores-foguete e seus subsistemas, componentes e dispositivos.  Em especial, o LEPR executa ensaios de câmaras de combustão, injetores, válvulas, bombas hidráulicas e turbinas; além de possuir vasta experiência em sistemas de propulsão secundários tais como sistemas hidráulicos e pneumáticos de veículos aeroespaciais.

Em adição, o LEPR realiza estudos experimentais de pesquisa em fenômenos físico-químicos relacionados à combustão de motores-foguete. Com uso de diagnósticos lasers não intrusivo com Velocimetria por Imageamento de Partículas (PIV e PIV Estéreo), Phase Dopler Interpherometry (PDI), Planar Laser Induced Fluorescence (PLIF) e câmera de alta velocidade, é possível realizar investigações de diversos fenômenos que ocorrem dentro da câmara de combustão que tenha acesso ótico apropriado e comportamento de injetores e formação de spray.

 

lepr 1

 

Infraestrutura:

Os principais bancos de ensaios do LEPR são:

  • Banco de ensaios de 20 kN (BE20kN): Realiza ensaios a quente de câmaras de combustão e geradores de gás de motores foguetes a propulsão líquida de até 20 kN de empuxo, utilizando os propelentes etanol e oxigênio liquido (LOx) pressurizados com nitrogênio gasoso.

  • Banco de ensaios de Bombas Hidráulicas e Turbinas (BTBH): Realiza a caracterização com fluidos modelos dos componentes de máquinas rotativas, em especial bombas hidráulicas e turbina a gás, com rotação de até 33000 rpm.

  • Banco de ensaios Hidráulicos de Alta Vazão (BEH): Realiza caracterização a frio com água destilada de componentes de motores-foguetes a propelente líquido.

  • Banco de Estudo de Instabilidade de Combustão (BEIC): Realiza ensaios de fenômenos fisico-químicos relacionados à instabilidade de combustão.

 O sistema de comando, controle e monitoramento é baseado na plataforma National Instruments (Labview e VeriStand) e em outras soluções de interfaces de aquisição de dados mundialmente adotadas.

Contato:

Responsável: Ronaldo Chaves Reis - 1o Ten QOENG,

 

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 
Fim do conteúdo da página