Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LAPR - Laboratório de Propelentes
Início do conteúdo da página

Descrição

 

Ao LAPR compete processar propelente compósito em diferentes escalas, carregar com propelente sólido envelopes motores, ignitores e motores testes, bem como executar ensaio balístico de propelentes sólidos.

De forma a atender projetos institucionais do IAE como VLM (Veículo lançador de microssatélites) e VSB-30 (veículo de sondagem), o LAPR realiza pesquisa e desenvolvimento na área de materiais e processos aplicados a propulsão sólida, com ênfase nos estudos de formulações de propelentes compósitos.

 

lapr 1

 

O LAPR possui a seguinte infraestrutura e competências:

Processamento de propelente sólido em escalas de 750 g a 70 kg; processamento e carregamento de composições poliméricas; carregamento com propelente sólido de envelopes motores de pequeno e médio porte, ignitores e motores de pequena escala; fabricação de itens de vôo e aplicação de sistemas adesivos; ensaios de adesão para avaliação de interfaces de motores foguete a propulsão sólida; ensaios de envelhecimento acelerado de propelentes sólidos e materiais aplicados a propulsão química; ensaios de queima em Bomba Crawford (strand burner) para determinação da velocidade de queima de propelentes sólidos.

A infraestrutura laboratorial do LAPR conta com os seguintes instrumentos/equipamentos: agitadores mecânico e magnético; balanças eletrônicas, analíticas e de precisão de capacidades distintas; banho termostático, bomba Crawford, bomba de pressão, bombas de vácuo; data-loggers e termohigrômetros; durômetro Shore A ZWICK – analógico; durômetro Shore A INSTRON – digital; estufas de secagem e para cura de propelente; grupo gerador; medidor de vácuo digital; mesa vibratória; misturadores: IKA (cap. 0,75 l; 2,5 l;  5 l ), misturador horizontal INCO SIGMA 6 (cap útil 4 l), misturador Planetário (cap 25 Kg), misturadores horizontais (cap. 45 Kg e 70 Kg), todos dotados de sistema de vácuo e de aquecimento; reator encamisado e automatizado Atlas Syrris capacidade de 500 e 2000 ml, sistema de aquisição de dados para ensaio de queima de propelentes, viscosímetros Brookfield HBT-DV I.

 

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: Denise Villela Barcza Stockler Pinto / Luciene Dias Villar

 

 

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

LAPR / Divisão de Propulsão / Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Vila das Acácias - São José dos Campos – SP - CEP 12228-904 - Brasil

 
Fim do conteúdo da página