Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios e Serviços > Uncategorised > LEES - Laboratório de Ensaios Estruturais
Início do conteúdo da página
 
 

Descrição:

O laboratório é destinado a montagem e execução de ensaios estruturais. Possui dimensões de 13 metros de largura por 25 de comprimento e 7 metros de altura. Estruturas rígidas compostas de colunas de aço fixadas em pisos com trilhos reforçados permitem a fixação de corpos de prova para a execução de ensaios estáticos e de fadiga em estruturas completas, ou simplesmente componentes dos mais diversos tamanhos e formas.

Nos ensaios realizados podemos obter dados como carga aplicada, tensões máximas e mínimas, deslocamento, deformação específica ou pressão, possibilitando uma análise detalhada do comportamento estrutural durante ou após o ensaio.

Por mais de 50 anos, o Laboratório de Ensaios Estruturais do DCTA / IAE vem realizando ensaios estáticos e de fadiga.

 

Infraestrutura:

Aplicação de carga:

1 – Equipamento MTS (Material Test System) Aero90

O equipamento possui 70 canais independentes de atuadores hidráulicos com capacidade de 5 a 250 kN e capaz de simular carregamentos simultâneos estáticos ou de fadiga em vários pontos de uma estrutura. A carga gerada em cada canal é obtida por meio de um sistema de correção automática "Closed Servo Loop" comandado por um software de controle.

2 - Máquina Universal de Testes MTS 810.25

Equipamento com capacidade máxima de 250 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

3 - Máquina Universal de Testes MTS Landmark

Equipamento com capacidade máxima de 25 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

4 - Aquisição de Dados

A aquisição de dados é realizada utilizando hardware e o software gráfico Labview da National Instruments. O sistema possui 170 canais de leitura para strain gages e 100 canais para leituras de outros transdutores (0 a 10 V), a taxa de aquisição de até 100 kHz.

 

Competências:

Nosso Laboratório tem amplas instalações e pessoal técnico com conhecimento em ensaios estruturais estáticos e de fadiga.

Atuadores hidráulicos, servo-controladores para aplicação de cargas, projeto e instalação de ensaios, aquisição de dados de tensão e de deflexão estão entre as ferramentas e métodos disponíveis para auxiliar o desenvolvimento do produto.

Múltiplos atuadores, células de carga e “árvores de carregamento" (mecanismos de distribuição de carga) são usadas para aplicar as cargas no item ensaiado.

Sistemas de controle e segurança para acompanhamento da carga aplicada para evitar deformações excessivas ou erros de aplicação de carga. Os dados podem ser registados continuamente ou instantâneamente aos carregamentos.

Informações para Contato:

Responsável pelo laboratório: Eng. José Amaro de Souza Romero

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 LEES

 

Fim do conteúdo da página