A Lua aparece como uma linha delgada e quase imperceptível no horizonte oeste ao por do Sol desta Terça (22/08/2017) deixando a noite livre para a observação dos planetas Júpiter e Saturno e objetos de céu profundo.
Em Júpiter a Grande Mancha Vermelha estará visível e a lua Europa poderá ser vista transitando em frente ao disco do planeta a partir das 20h45. Europa é um dos 4 grandes satélites de Júpiter descobertos por Galileu Galilei no séc. XVII e que podem ser facilmente observados mesmo por telescópios modestos ou binóculos. Júpiter é o maior e mais massivo planeta do Sistema Solar, com diâmetro 11 vezes maior que o da Terra eduas vezes e meia mais massivo que todos os outros planetas do somados. É também um recordista em número de satélites e em Junho dois novos satélites foram confirmados, elevando para 69 o número de luas conhecidas em torno do planeta. [Leia mais sobra a descoberta aqui.]
Saturno é a outra grande atração planetária da noite. Mas após o deslumbramento causado por seus anéis, busque reconhecer detalhes mais sutis ao observar o planeta, como a Divisão de Cassini ou a sombra projetada pelos anéis sobre o planeta.
E vale lembrar que enquanto observamos Saturno de uma distância de 9,7 Unidades Astronômicas (1 Unidade Astronômica equivale a 149 600 000 km, a distância média da Terra ao Sol) a sonda Cassini completa as útlimas órbitas em torno de Saturno, passando entre seus anéis e preparano-se para mergulhar em sua atmosfera. Leia os detalhes do Grand Finale da missão Cassini neste link: http://www.iae.cta.br/index.php/observ-noticias/435-mergulho-em-saturno-encerra-jornada-de-20-anos-da-sonda-cassini
Muito além dos limites do Sistema Solar o centro da nossa galáxia - a Via Láctea - estará diretamente sobre nossas cabeças. O centro da Via Láctea, localizado na direção das constelações de Escorpião e Sagitário é uma região rica em aglomerados globulares e objetos nebulosos. Destaque para a Nebulosa da Lagoa M8 e para os aglomerados globulares M22 e M28, que estão entre os objetos que poderemos observar nesta Terça.
Outro espetáculo celeste desta semana é a conjunção entre Júpiter e Lua no início da noite da Sexta-feira (25/08/2017). Olhando para oeste ao por do Sol, Júpiter e a Lua poderão ser vistos com menos de 5 graus de separação.
O Observatório do IAE abre todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 e as observações acontecem somente em caso de bom tempo. Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (012) 3947-5246.