Ao Laboratório de Processamento de Materiais Termoestruturais (LPMT) compete desenvolver métodos de obtenção e processamento de materiais estruturais para altas temperaturas, além de prestar apoio aos projetos realizados no IAE e às instituições externas. O laboratório possui estrutura para a realização de ensaios reológicos e prensagem isostática a quente.

Na área de reologia, o LPMT possui um reômetro de placas paralelas para a realização de ensaios rotatórios e oscilatórios em fluidos, com aquecimento até 400 ºC. Esses ensaios auxiliam na análise de viscosidade, cisalhamento, tixotropia, fluência e recuperação do fluido de acordo com a variação da temperatura, frequência de oscilação e/ou tempo.

O laboratório também conta com um reômetro de torque para a análise de misturas de fluidos ou fluidos com carregamento sólido. Podendo atuar em temperaturas até 400 °C, o equipamento fornece o torque medido nos rotores em função da temperatura, do tempo, e/ou da composição da mistura, auxiliando na análise das propriedades reológicas da mistura de acordo com a variação dos parâmetros escolhidos.

 O LPMT possui também uma prensa isostática a quente, que pode ser utilizada para densificar tanto pós como peças sinterizadas através de alta pressão e temperatura. Seu forno de grafite pode atingir pressões de até 206 MPa sob aquecimento de até 2.000 ºC.

Responsável: 1º Ten Eng Natália Simões Evangelista

Telefone: (12) 3947-6443

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

LPMT Reômetro de placas paralelas

LPMT Reômetro de torque